Notícias

8 frases de Edward Osborne Wilson sobre Meio Ambiente

Veja algumas frases do entomologista americano e biólogo conhecido por seu trabalho com ecologia, evolução e sociobiologia.

2 de agosto de 2018 · 6 anos atrás

Já que dependemos de uma abundância de ecossistemas funcionais para purificar nossa água, enriquecer nosso solo e fabricar o próprio ar que respiramos, a biodiversidade claramente não é uma herança a ser descartada descuidadamente.

Nenhuma circunstância justifica destruir o legado natural da terra.

Óbvio que o principal problema a ser enfrentado pela humanidade no próximo século será como trazer uma melhor qualidade de vida para 8 bilhões ou mais pessoas sem prejudicar o meio ambiente.

Uma floresta destruída para o ganho econômico é como a queima de uma pintura renascentista para cozinhar uma refeição.

Devemos preservar cada pedaço da biodiversidade como inestimável, enquanto aprendemos a usá-la e compreender o que ela significa para a humanidade.

O processo agora que vai levar milhões de anos para corrigir é a perda de diversidade genética e de espécies pela destruição de habitats naturais. Esta é a loucura dos nossos descendentes.

Agora que o ser humano deixou sua marca implacável, a “sexta” extinção em massa teve início, se nada for feito para manter o equilíbrio natural, entraremos em uma era que tanto os poetas como os cientistas podem chamar de “era da solidão” e teremos feito tudo isso sozinhos e conscientes do que estava acontecendo.

Quando reconhecemos oficialmente uma espécie como ameaçada de extinção, na maioria dos casos, ela já está à beira do desaparecimento.

 

Leia também

5 Frases do Meio Ambiente por Victor Hugo

As 14 melhores Frases de Meio Ambiente de Manoel de Barros

O meio ambiente segundo Millôr Fernandes

 

 

 

Leia também

Notícias
31 de agosto de 2017

O meio ambiente segundo Millôr Fernandes

Em agosto, o jornalista completaria 94 anos. E como forma de homenageá-lo, destacamos 6 frases sobre meio ambiente daquele que tanto contribuiu para a cultura nacional

Notícias
12 de junho de 2015

As 14 melhores Frases de Meio Ambiente de Manoel de Barros

Conheça fragmentos de poemas do autor que colocou o Pantanal no centro de sua obra literária e mostrou que a simplicidade tem seu valor.

Notícias
26 de abril de 2018

5 Frases do Meio Ambiente por Victor Hugo

Veja algumas frases de um dos maiores romancistas da literatura mundial sobre a questão ambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.