Notícias

Alertas de desmatamento continuam em alta, diz Imazon

É o sexto mês consecutivo de alta nos dados mensais do desmatamento. Em janeiro, esse aumento significou 288 km² de floresta derrubada.

Daniele Bragança ·
12 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás

Desmatamento flagrado na Terra Indígena Manoki, em Mato Grosso. Foto: Ibama/MT
Desmatamento flagrado na Terra Indígena Manoki, em Mato Grosso. Foto: Ibama/MT

O Imazon faz o monitoramento independente do desmatamento na Amazônia Legal e divulgou, nesta quinta-feira (12/02), o balanço dos alertas para janeiro de 2015. Os números continuam ruins para a floresta.

Em janeiro foram detectados 288 Km² de perda florestal, contra 109 km² registrados em janeiro de 2014: um crescimento de 169%. Este é o sexto aumento consecutivo de alta em relação ao mesmo mês do ano anterior. O crescimento vem apresentando essa tendência de alta desde agosto, o primeiro mês do ano-calendário de medição do desmatamento na Amazônia Legal. O calendário vai de agosto até julho do ano seguinte – neste caso, julho de 2015.

Como se pode ver na tabela abaixo, todos os meses tiveram aumentos em relação aos meses do ano anterior. De agosto até janeiro, apenas dezembro aparece com crescimento de taxa abaixo dos 100%: nesse mês, o crescimento foi de 70%.

clique para ampliar

Os aumentos foram: agosto, 136%; setembro, 290%; outubro, 247%; novembro, 467% (o maior pico); dezembro, 70%, e janeiro, com 169%.

No acumulado desses meses, a derrubada de floresta atingiu 1660 quilômetros quadrados, contra 531 km² detectados no mesmo período anterior (agosto-dezembro/2013), uma subida de 213%.

Desmate por estado

Em janeiro, 75% do desmatamento ocorrido no período se concentrou no Mato Grosso (com 217 km²), seguido do Pará, com 20% (ou 59 km²). Rondônia (2%), Amazonas (1%), Tocantins (1%) e Roraima (1%) juntos respondem por apenas 5% do desmatado no período.

 

Saiba Mais
Boletim do Desmatamento do SAD – Janeiro 2015 – PDF produzido pelo Imazon

Leia Também
Desmatamento aumenta pelo quinto mês consecutivo, diz Imazon
Inpe e Imazon: vigilantes do desmatamento na Amazônia
Imazon alerta para aumento de 427% no desmatamento

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
9 de maio de 2024

‘Não conseguimos parar a chuva, mas podemos nos preparar para evitar a catástrofe’, diz pesquisador

Giovanni Dolif, meteorologista do Cemaden, explica por que as chuvas no Rio Grande do Sul foram tão acima da média e o que podemos esperar para o futuro

Salada Verde
9 de maio de 2024

Congresso retira obrigatoriedade de licenciamento ambiental para plantio de eucalipto

Projeto de lei, que agora aguarda sanção presidencial, exclui silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais

Reportagens
9 de maio de 2024

Mudanças climáticas atingem a população de forma desigual, lembram especialistas

Participante do 3º dia dos “Seminários Bússola para a Construção de Cidades Resilientes” debateram o papel das cidades na mitigação e adaptação às mudanças do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.