Notícias

WikiParques está de cara nova

Renovação do site amplia a experiência do wiki com a produção de notícias sobre a comunidade de usuários e um clube de fotografia.

Redação ((o))eco ·
11 de maio de 2015 · 6 anos atrás

Em abril de 2014, ((o))eco e a Fundação Boticário lançaram o Wikiparques, um projeto com o objetivo é fornecer à comunidade de conservação um ponto de encontro e uma ferramenta para documentar as áreas protegidas do Brasil, através de verbetes e fotos.

A idéia “deu caldo” e, hoje, um ano depois, o Wikiparques conta com mais de 200 verbetes que descrevem parques nacionais, estaduais e municipais, estações ecológicas e outras categorias de áreas protegidas. São mais de 700 imagens de paisagens naturais, da fauna e da flora. À medida que estes números crescem, o Wikiparques se expande também.

Neste 11 de maio, o WikiParques renova o seu site, com visual mais moderno, um blog de notícias e um clube de fotografia. As mudanças reforçam o conceito “colabore para proteger”, motor do projeto.

O Novo site é porta de entrada e vitrine da comunidade WikiParques. Ele abre com imagens grandes que destacam os parques, fotos e chamadas de notícias. Dentro do espírito do WikiParques, as contribuições dos participantes da comunidade são o centro das atenções.

Clube de Fotografia é uma “esquina” para os colaboradores do site compartilharem suas imagens marcantes, registradas nas suas visitas aos parques e áreas protegidas Brasil afora.

A sua primeira atividade é o Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015, com formato de campeonato, dividido em 8 etapas mensais, de maio a dezembro. Em cada etapa, os participantes acumulam pontos e os três primeiros colocados são premiados com livros de fotografia. No final do ano teremos um ranking de pontuação e os três primeiros lugares ganharão o grande prêmio, que em breve será anunciado.

Blog do WikiParques é o canal de notícias. Por ele, a equipe WikiParques publicará acontecimentos nos parques, entrevistas com colaboradores, gestores e galerias de fotos.

Em breve

A Wiki continua a espinha dorsal do projeto. Em junho, seu software ganhará funcionalidade drag and drop (arraste e solte) para fotos, para simplificar o envio de imagens. As próprias fotos ganharão um sistema de notas de 1 a 5 estrelas, dadas pelos usuários.

A empreitada seguinte, que ocorrerá em julho é o lançamento do site da Trilha Transcarioca, primeiro ensaio do Wikiparques para um futuro site de trilhas das áreas protegidas do Brasil. Localizada no Rio de Janeiro, a Trilha Transcarioca é a primeira trilha de longo curso do país, com 180 km de extensão. A página trará o histórico da Trilha Transcarioca, mapa, aspectos naturais, fauna e flora. Listará todos os trechos da trilha, com nível de dificuldade, dicas para percorrê-los e téra um mural para os usuários, para que possam contar suas experiências e apontarem como anda a manutenção e segurança da trilha.

 

 

Leia também
Participe do Concurso Wikiparques de Fotos de Áreas Protegidas 2015
Concurso de Fotos Wikiparques: Com vocês, os Jurados!

 

 

 

Leia também

Reportagens
17 de maio de 2021

Sete aves da Mata Atlântica foram extintas nas últimas décadas

A maioria das aves extintas ocorria no Centro de Endemismo Pernambuco, no nordeste, e os pesquisadores alertam para outras nove espécies da Mata Atlântica que estão à beira da extinção

Notícias
17 de maio de 2021

Vozes do Planeta comemora 5 anos em episódio especial

Programa pioneiro em jornalismo ambiental traz personagens importantes da história do podcast para celebrar a data

Análises
17 de maio de 2021

Opinião não é artigo científico

A utilização de espécies exóticas como a tilápia pode causar diversos impactos negativos no meio ambiente e isso é um fato. Fingir ter a chancela de uma respeitável revista científica não vai mudar isso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta