Notícias

Transpetro é multada em 50 milhões por omitir vazamento

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente do estado do Rio, o dano causado pelo derramamento é maior do que o informado pela empresa.

Daniele Bragança ·
18 de março de 2015 · 9 anos atrás

[i]Imagem meramente ilustrativa[/i].
[i]Imagem meramente ilustrativa[/i].

O conselho diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do estado do Rio de Janeiro decidiu multar a Transpetro em 50 milhões pelo derramamento de óleo na Baía da Ilha Grande. O montante reflete a suspeita do órgão de que a Transpetro omitiu a gravidade do derramamento, ocorrido na segunda-feira (16) durante transferência de carga entre navios no pier do Terminal Marítimo Maximiliano da Fonseca (Tebig), da Transpetro, em Angra dos Reis. Na terça, o órgão havia fixado a multa em 2,38 milhões de reais. A empresa nega ter retido a informação.  

Na ocasião, foram derramados 560 litros de óleo no local, de acordo com estimativa feita na primeira vistoria. A mancha chegou a tingir de preto o costão rochoso próximo ao terminal, que fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Tamoios, unidade de conservação estadual.

Porém uma segunda vistoria feita nesta quarta-feira mostrou que a extensão da mancha é muito maior, “o que leva a crer que a empresa omitiu informações ao Inea”, afirma a nota do órgão ambiental.

((o))eco entrou em contato com a assessoria de imprensa da Transpetro, que informou através de nota que não houve omissão de informação ao órgão ambiental pois “a apuração ainda não foi concluída”.  

Ainda de acordo com o comunicado, a empresa já iniciou as ações de combate ao dano: 18 embarcações próprias e quatro alugadas foram destacadas para ajudar na operação de limpeza da área. O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do INEA também está acompanhando as ações de contenção e recolhimento do óleo.

 

 

Leia Também
Multada empresa que derramou óleo no Rio Negro
Baía de Guanabara: vazamento da Petrobras completa 14 anos    
“Flaring”, prática das petroleiras que polui e desperdiça

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.