Notícias

As áreas protegidas do Brasil segundo a ONU

O Brasil tem 1.810 áreas protegidas que cobrem 20,37% do território nacional, segundo lista da ONU publicada em 2014. Veja um mapa interativo com todas elas.

Paulo André Vieira ·
16 de março de 2015 · 9 anos atrás
Amanhecer no Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma das áreas protegidas que consta na lista da ONU. Foto: Alan Henrique Marques de Abreu
Amanhecer no Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma das áreas protegidas que consta na lista da ONU. Foto: Alan Henrique Marques de Abreu

Em 2014 a ONU divulgou a mais nova versão de sua lista de áreas protegidas, com informações sobre mais de 209 mil áreas protegidas de 193 países, cobrindo mais de 32 milhões de km2. Seu objetivo é apresentar dados atualizados sobre as áreas protegidas de todos os países, fornecendo estatísticas em nível regional.

A lista faz parte dos esforços internacionais para avaliar os progressos de uma das Metas de Aichi, que diz que até 2020 pelo menos 17% de áreas terrestres e de águas continentais e 10% de áreas marinhas e costeiras, especialmente áreas de especial importância para biodiversidade e serviços ecossistêmicos, deverão ter sido conservados por meio de sistemas de áreas protegidas geridas de maneira efetiva e eqüitativa, ecologicamente representativas e satisfatoriamente interligadas e por outras medidas espaciais de conservação, e integradas em paisagens terrestres e marinhas mais amplas.

Publicada pela primeira vez em 1961/62, foi lançada na primeira Conferência Mundial de Parques Nacionais, realizada em Seattle, EUA. Esta reunião definiu as bases, definições e padrões para a construção de sistemas nacionais de áreas protegidas. A lista está em sua 14a edição, refletindo os progressos alcançados na expansão de redes de áreas protegidas, saltando de 9.214 áreas protegidas em 1962 para mais de 209.000 em 2014. É também um testemunho do grande compromisso político que os países têm demonstrado para com esta prioridade de conservação global.

Abaixo você pode ver um mapa interativo com todas as áreas protegidas brasileiras que constam da lista. São 1.810 áreas protegidas cobrindo 2.426.789,75 km² de terra e 58.309,14 km² de áreas marítimas, o que corresponde a 20,37% do território nacional. Mais de 200 delas já tem verbetes no WikiParques, que conta com a colaboração de todos para ampliar o número de áreas protegidas em seu acervo.

 

Clique aqui para ver a lista com as áreas protegidas brasileiras.

Se você quiser ver a versão completa da lista com as áreas protegidas dos outro países, basta clicar aqui.

 

Leia também
O que são as Metas de Aichi
Copa do Mundo das áreas protegidas: Temos um vencedor

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.