Notícias

Acontece nos Parques: Ararinhas germânicas se mudam para o Brasil

Além das ararinhas comemorativas, Acontece nos Parques convocações para voluntários, recordes de visitação e um tour pelas chachoeiras mineiras.

Redação ((o))eco ·
4 de março de 2015 · 6 anos atrás

Carla e Tiago, as ararinhas-azuis germânicas. Foto:
Carla e Tiago, as ararinhas-azuis germânicas. Foto:

Ontem, 03 de março, foi o Dia Mundial da Vida Selvagem. Para marcar a data, duas ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro na Alemanha foram trazidas ao Brasil, onde serão reintroduzidas à natureza, à vida selvagem. Há mais de dez anos, o ICMBio e a Agência Federal Alemã de Conservação da Natureza (Bundesamtfür Naturschutz, BfN) conduzem um Programa de Cativeiro da espécie e as aves Carla e Tiago são o promissor resultado de um esforço para aumentar a população de ararinhas-azuis no Brasil. Uma unidade de conservação será criada para proteger as aves na região de Curaçá, norte da Bahia, de onde a espécie, uma vez considerada extinta na natureza, é originária. (InforMMA e ICMBio)

Outras novidades que Acontecem nos Parques:

  • Unidades de conservação sempre precisam de mais… mãos para a conservação. Para quem estiver interessado em ajudar a natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) (info), a Reserva Biológica de Comboios (ES) (info) e o Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ) (info) estão convocando voluntários. Participe!
  • O turismo de natureza está em alta! Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. O Brasil se destaca como um dos principais destinos e os nossos parques nacionais batem recorde de visitações. (Ministério do Turismo)
  • Com o objetivo é fortalecer atuação nas políticas públicas de educação ambiental no país, o MMA prepara curso online para gestores do projeto Salas Verdes. (MMA)
  • A “Caixa d’água do Brasil”, Minas Gerias abriga nascentes de rios de grande importância para o país. Não por acaso, é o estado brasileiro com a maior quantidade de cachoeiras. Conheça 11 das mais belas. (Blog Desviantes)

 

 

 

Leia também

Notícias
22 de julho de 2021

Ibama fecha acordo com agência japonesa para monitoramento via satélite da Amazônia

Acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira e terá duração de 5 anos. Expectativa do Ibama é aumentar precisão da detecção de desmatamento na Amazônia

Reportagens
22 de julho de 2021

Soluções baseadas na natureza são essenciais para combater mudanças climáticas e a perda de biodiversidade

Pesquisadores analisam estratégias de conservação de ecossistemas e recuperação de áreas degradadas na segunda edição da série Conferências FAPESP 60 anos

Análises
22 de julho de 2021

Um Dia No Parque 2021: a felicidade como um ato de resistência

A 4ª edição do Um Dia no Parque, realizada no último final de semana, envolveu mais de 350 UCs e teve como destaque lançamento de plataforma online para estimular visitação das áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta