Notícias

Outra espécie de serpente é descoberta na Paraíba

Pesquisadores que já haviam descrito nova espécie de cobra-coral na Mata Atlântica do Estado apresentam mais uma descoberta à ciência.

Daniele Bragança ·
2 de março de 2015 · 9 anos atrás

 

A Amerotyphlops arenensis, batizada em homenagem à cidade de Areia (PB). Foto: Divulgação.
A Amerotyphlops arenensis, batizada em homenagem à cidade de Areia (PB). Foto: Divulgação.

Pesquisadores apresentaram na edição de fevereiro da revista Zootaxa uma nova espécie de serpente na Paraíba: a Amerotyphlops arenensis – batizada com esse nome em homenagem à cidade de Areia (PB), onde foi descoberta pelos biólogos Roberta Graboski, Gentil Alves Pereira Filho, Ariane Auxiliadora Araújo da Silva, Ana Lúcia da Costa Prudente e Hussam Zaher. Três biólogos que fazem parte dessa equipe já estiveram envolvidos na descoberta de outra espécie no estado: a  Micrurus  potyguara, uma nova espécie de coral verdadeira e que foi descrita em abril de 2014, como mostra a reportagem de ((o))eco.

É uma espécie escavadora por excelência, de hábito fossorial, ou seja,  adaptado para escavar o solo e, por essa característica, vive sempre no chão. Sua dieta consiste em comer cupins e suas larvas. Como quase toda cobra cega, não chega a ser muito grande.

De nome herdou a ascendência americana e uma de suas principais características, o fato de ser considerada “cega”, uma inverdade, pois cobras cegas apenas possuem uma visão não muito boa, o que não é problema já que usam pistas químicas para detectar as presas. Amerotyphlops é formado pelo adjetivo latino amero, que significa “América” e a palavra grega typhlops, que significa “cego”.

A Amerotyphlops arenensis foi coletada na Reserva Ecológica Pau de Ferro, junto com outros espécimes, durante o doutorado do Dr. Gentil Alves Pereira Filho. O método de captura utilizado foram armadilhas de interceptação e queda (pitfall traps), muito utilizadas para a amostragem de anfíbios, répteis e pequenos mamíferos.

A Reserva está inserida no bioma Mata Atlântica, sendo considerada um brejo de altitude. De acordo com Pereira Filho, “os brejos de altitude estão sofrendo várias pressões antrópicas, sendo as principais o desmatamento e a diminuição de suas áreas”.

“Constatei pessoalmente, na Mata do Pau Ferro, a existência de caça, retirada de madeira, plantações e criação de gado dentro da área da reserva. E para coroar os problemas, trilhas feitas por jipes e motocicletas. Dai você pode imaginar o quanto a mata do Pau Ferro esta sendo impactada. Este quadro não é específico da Mata do Pau Ferro, todos os 43 Brejos de Altitude do nordeste sofrem varias pressões antrópicas. Isto é bastante preocupante, já que estas ilhas de mata são muito pouco conhecidas em relação a sua biodiversidade e pouco é feito para preservá-las.”, explica, em entrevista por e-mail.

O pesquisador reclama da ausência de fiscalização para coibir estes crimes ambientais.

Não se tem, ainda, o estado de conservação da nova espécie, mas ela já pode estar ameaçada pela perda de habitat e degradação causada pelo homem.

Pitfall traps -- A armadilha consiste em baldes plásticos enterrados no solo até o nível da boca. A lona serve de muro. A captura acontece quando os animais acompanham as lonas para tentar chegar ao outro lado, interditado. Foto: Divulgação.
Pitfall traps — A armadilha consiste em baldes plásticos enterrados no solo até o nível da boca. A lona serve de muro. A captura acontece quando os animais acompanham as lonas para tentar chegar ao outro lado, interditado. Foto: Divulgação.

 

Saiba Mais
A new species of Amerotyphlops from Northeastern Brazil, Wirth comments on distribution of related species.Roberta Graboski, Gentil Alves Pereira Filho, Ariane Auxiliadora Araújo da Silva, Ana Lúcia sa Costa Prudente & HussamZaher.

Leia Também
Descoberta uma nova espécie de cobra-coral na Mata Atlântica
Mata Atlântica concentra espécies ameaçadas de extinção
Jararacas, as serpentes que salvaram os hipertensos

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Maycon diz:

    Capturei uma igual aqui no meu terreno, agora que descobri qual espécie é vou devolver em outro local


  2. rodrigo diz:

    Olá moro em Curitiba. Essas cobrar aparecem direto em volta da minha residência, sempre achei que era uma espécie de cobrá cega, é mais fácil encontrar quando mexemos na terra para plantio


  3. Maurilio diz:

    Ja capturei varias dessa aqui em Campina Grande. Sempre disse as pessoas que era uma cobra,mas ninguém acreditava. Mas agora como são biólogos falando…