O desaparecimento do Rinoceronte-de-java

Ele é o rinoceronte mais raro, menos conhecido e mais ameaçado do mundo. Com cerca de 60 animais, a população está em declínio.

20 de fevereiro de 2015 · 6 anos atrás

Foto:

O rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) é a mais rara das 5 espécies de rinocerontes existentes. Era encontrada nas ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, ao longo do Sudeste asiático até à Índia e na China. Na era colonial, a caça por esporte e por chifres somadas às mortes para defesa de plantações reduziu a espécie à três populações separadas. Destas, duas sobrevivem e são encontradas no Parque Nacional de Ujung Kulon. A caça ilegal ainda é uma ameaça presente que dizimou em 2010 a população encontrada no Vietnã. Pouco se sabe sobre o animal devido aos seus hábitos solitários, sua raridade e a instabilidade política da área em que vive. Sem conhecimento, a conservação do animal é um desafio. Também ameaçado pela perda de habitat, doenças e uma reduzida variedade genética, a espécie é listada como “Em Perigo Crítico” na Lista Vermelha da IUCN. Estima-se que haja de 40 a 60 animais ao todo, números que estão em declínio.