Dicionário Ambiental

O que é uma Espécie Endêmica

Áreas naturais isoladas fazem surgir espécies únicas aquele ambiente. Saiba mais neste verbete.

9 de janeiro de 2015 · 9 anos atrás

Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. O endemismo é causado por quaisquer barreiras físicas, climáticas e biológicas que delimitem com eficácia a distribuição de uma espécie ou provoquem a sua separação do grupo original. Quando a separação ocorre por um longo período, o grupo isolado sofre uma seleção natural que desenvolve nele uma diferenciação de outros membros da espécie.

O ambiente isolado tem características de clima, solo e água distintos dos demais e seleciona as espécies que lá vivem de uma forma única: determinadas espécies só se desenvolverão naquele ambiente. Por isto, quanto maior for o grau de especificidade do ambiente, maior o grau de endemismo – isto é, maior o índice de espécies endêmicas.

Ilhas, áreas cortadas por rios, arquipélagos remotos, cadeias de montanhas, alagamentos, diferentes tipos de solos e diferentes biomas criam barreiras que favorecem o surgimento de espécies endêmicas. A ilha de Madagascar e continente da Austrália são exemplos de regiões de alto grau de endemismo. Cada qual apresenta inúmeras espécies que só podem ser encontradas nestes lugares, como os lêmures, os baobás, os coalas e cangurus.

No Lago Baikal, na Rússia, 80% das 3.500 espécies animais e vegetais recenseadas não existem em nenhum outro lugar do mundo. A Mata Atlântica é outro exemplo: embora boa parte da floresta tenha sido devastada, ela ainda abriga 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são espécies endêmicas.

Por fim, espécies indígenas (ou nativas) e espécies endêmicas não se confundem: ambas são originárias de uma determinada área, mas as indígenas também podem ocorrer em outros lugares.

Leia também

Dicionário Ambiental
5 de janeiro de 2015

O que é Defaunação

Em termos de escala e impacto, este fenômeno é um problema ambiental tão grave quanto o desmatamento.

Dicionário Ambiental
20 de fevereiro de 2015

O que é Ecoturismo

Entenda este ramo do turismo que utiliza o contato com a natureza para promover a educação e a conservação ambiental.

Dicionário Ambiental
12 de dezembro de 2014

O que são Ecótonos

No encontro entre biomas, um novo ecossistema é formado. Saiba mais sobre estas áreas, os ecótonos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. Kelly Rodrigues diz:

    Me ajudou muito na pequisa sobre espécies endêmicas. Tem como fazer sobre espécies exóticas? Obrigada!


  2. Roberto diz:

  3. gustavo m diz:

  4. Lelymeusobrenome diz:

    gostei me ajudou muito no meu trabalho do 6º ano do ensino fundamental parabéns a vocês que organizaram a matéria e obrigado


  5. Dolores diz:

    Matéria interessante, tanto os vegetais como os animais que só se desenvolvem num determinado ambiente são endêmicos daquela região. Desse modo, saindo do hábitat natural, sofrem alterações e se diferenciam ao longo do tempo do grupo original.


  6. Henrique diz:

    valeu me ajudo na prova 😀


  7. Ilmar diz:

    Muito bom . bem explicado ! Parabéns


  8. Excelente Post… Bastante objetivo e intuitivo!


  9. Dani diz:

    Ótima publicação!!! Grande fonte de enriquecimento!


  10. lindsen diz: