O caso das moscas decapitadoras de formigas

Cientistas americanos descrevem uma nova variação do comportamento de moscas, que atacam formigas para se alimentar das suas cabeças.

8 de janeiro de 2015 · 7 anos atrás

Uma [i]D. longirostrata[/i] fêmea , numa visão lateral. Foto: Wendy Porras

Manaus, AM – Quando pesquisadores do Natural History Museum of Los Angeles County se depararam com formigas decapitadas na América do Sul não se surpreenderam. Afinal, há mais de 100 anos já se conhece o comportamento de moscas que cortam a cabeça de formigas. Mas depois de verem as moscas arrastando seus troféus pelo chão da floresta perceberam que estavam diante de um comportamento ainda não descrito formalmente.

As fêmeas adultas da pequenina mosca do gênero Dohrniphora têm entre 1 e 3 milímetros de comprimento e são comuns perto de áreas com habitações humanas. Segundo um artigo publicado no Biodiversity Data Journal, elas são atraídas por formigas carnívoras feridas, do gênero Odontomachus. Em seguida, elas decapitam as formigas.

As moscas cortam laboriosamente o intestino, a medula nervosa e outras conexões da cabeça com o resto do corpo. Elas ainda demoram minutos cortando as mandíbulas da vítima, antes de usar as patas dianteiras para finalmente arrancar a cabeça. A cabeça da formiga é levada para outro lugar, onde a mosca come o seu interior dela ou põe ovos nas proximidades. Depois de eclodirem, esses ovos darão origem a larvas, que já terão ao lado uma boa fonte de alimento.

A decapitação de formigas por moscas já era conhecida há mais de um século. Mas há diferenças entre o comportamento descrito agora pelos pesquisadores e o que já havia sido observado. Até então, os cientistas sabiam de moscas que apenas depositavam ovos nas vítimas. Após a eclosão, as larvas se alimentavam do interior da cabeça da formiga.

Uma fêmea de [i]D. longirastrata[/i] decapta uma formiga [i]Odontomachus[/i], perto de Cabo Verde (MG). Foto: Wendy Porras