Deixe o panda-vermelho em paz

Apesar de protegido em todos os países nos quais vive, este simpático mamífero ainda sofre com a caça ilegal e a destruição do seu habitat.

14 de novembro de 2014 · 7 anos atrás

Panda-vermelho ([i]Ailurus fulgens[/i])fotografado no zoológico Drusillas Park, Inglaterra. Foto:

O panda-vermelho (Ailurus fulgens) é um pequeno mamífero arborícola nativo das regiões montanhosas do Himalaia, principalmente naregião leste, e do sul da China. Herbívoro, seu nome vem da palavra Nepali “ponya”, que significa tanto “animal comedor de planta” quanto “bambu”. A perda das florestas temperadas de altitude e a bambuzais é responsável pelo declínio das populações de pandas-vermelhos na maior parte de sua área de ocorrência. Esta destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais é a maior ameaça à espécie. A caça ilegal também é outra importante ameaça: na China e em Myanmar, são caçados por sua pelugem distinta. O panda-vermelho está em perigo de extinção, classificado pela Lista Vermelha como um todo ‘Vulnerável‘.