Notícias

Livro mostra o impacto da urbanização na biodiversidade

Lançado pela ONU esse ano, publicação sobre crescimento urbano está disponível em português para consulta. Publicação teve apoio do MMA.

Daniele Bragança ·
13 de novembro de 2014 · 6 anos atrás
Segundo a publicação, em 2050, mais de 2/3 da população mundial (cerca de 6 bilhões de pessoas) viverão em cidades como São Paulo. Foto: Joel Santana Joel/Pixabay.

Em 2050, estima-se que haverá 9 bilhões de pessoas no mundo, dos quais 6,3 bilhões viverão nas cidades. É a maior expansão da urbanização da história da humanidade. O impacto do crescimento urbano na biodiversidade é tema do livro “Panorama da Biodiversidade nas Cidades – Ações e Políticas – Avaliação global das conexões entre urbanização, biodiversidade e serviços ecossistêmicos“, que acaba de ser publicado em português com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com apenas 65 páginas, o livro traça uma avaliação global entre urbanização e seus impactos sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. A publicação foi elaborada por mais de 75 cientistas formuladores de políticas públicas de diversas partes do mundo. É a primeira síntese de como a urbanização afeta o meio ambiente em nível global.

“O crescimento urbano terá impactos significativos sobre a biodiversidade, os habitats naturais e muitos serviços ecossistêmicos dos quais depende a nossa sociedade”, alerta Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o Secretário, apesar dos desafios da urbanização, há janelas de oportunidades, já que as cidades possuem um grande potencial de gerar inovações e instrumentos de governança e, portanto, podem “e devem” assumir a liderança no desenvolvimento sustentável.

 

 

Leia Também
‘Nunca é por causa da demografia’
Urbanização até 2030 prejudicará 200 espécies ameaçadas
Impacto ambiental do conforto humano

 

 

  • Daniele Bragança

    Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
11 de maio de 2021

Servidor que relatou ineficiência no Ibama denuncia ameaças feitas por assessor de Salles

Hugo Ferreira foi impedido de copiar documentos do computador onde trabalhava e sofreu ameaças após escrever um relatório para o TCU. Servidor denunciou o ato à corregedoria do Ibama

Salada Verde
11 de maio de 2021

Ministério revela dia e local de operação de fiscalização na Amazônia

Publicação assinada pelo ministro Ricardo Salles autoriza transferência temporária de gabinetes e revela datas e locais de operação conjunta com a Força Nacional

Notícias
10 de maio de 2021

Organizações são contra a votação da lei geral do licenciamento, chamada de ‘boiada das boiadas”

Ascema, ONGs ambientalistas e nove ex-ministros do Meio Ambiente publicaram cartas em repúdio à votação do projeto de lei do licenciamento, que sequer foi tema de audiência pública

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta