Notícias

Aplicativo permite acompanhar nível dos mananciais de SP

Site ((o)) eco apresenta novo aplicativo que facilita monitoramento dos quatro mananciais da cidade. Nível na Cantareira é alarmante

Gustavo Faleiros ·
25 de abril de 2014 · 10 anos atrás

Desde que teve início o monitoramento da água da Serra da Cantareira, em 1974, o nível da reserva nunca esteve tão baixo. Trata-se de um dos principais mananciais de São Paulo, responsável pelo abastecimento de metade da Região Metropolitana e de municípios vizinhos como Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Com objetivo de facilitar o monitoramento e contribuir com o debate sobre soluções para o problema, a equipe do site ((o)) eco desenvolveu um aplicativo para web que permite a visualização da evolução dos níveis não só do Sistema Cantareira, como de mais quatro mananciais. Com a ferramenta, também dá para acompanhar o volume de chuvas registrado a cada dia nos reservatórios. 

O aplicativo foi desenvolvido pelo programador Miguel Peixe, de ((o))eco Lab, laboratório de inovações de ((o))eco. Clique aqui para acessar a página do projeto ou navegue na visualização abaixo.

Saiba como a ferramenta foi desenvolvida

O aplicativo sobre os sistemas de abastecimento de São Paulo obtém, por meio de um programa, dados de nível dos reservatórios e precipitação do site da Sabesp. Para obter estes dados, a técnica utilizada foi a raspagem, ou scrapping como é conhecida em inglês. De maneira resumida, o que fizemos foi um código em linguagem JavaScript, que permite que cada atualização no site da Sabesp esteja sincronizada com nossa base de dados.

A visualização utiliza a biblioteca D3 (Data Driven Documents), que também é baseada em JavaScript. Ela permite também a filtragem dos dados por períodos específicos de tempo.

O trabalho foi inspirado pela visualização realizada pelo estúdio Jurema há duas semanas. Nossa contribuição é exatamente permitir uma análise da série histórica dos dados sobre os reservatórios.

Segue aqui o o código-aberto da aplicação – https://github.com/oeco/mananciais

 

 

Leia também
Acesse o aplicativo web direto na página do projeto

 

 

 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Rafael Neres Lima diz:

    Existe também uma boa opção para acompanhar pelo celular, baixe o Represas SP grátis!
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com