Colunas

Água potável é ouro no Haiti pós terremoto

O tremor devastou o país, mas apesar do sofrimento e da falta de acesso a serviços básicos, o haitiano sabe se adaptar e continuar sorrindo.

16 de julho de 2012 · 12 anos atrás
  • Victor Moriyama

    Victor Moriyama é um fotojornalista brasileiro baseado em São Paulo.

height=”500

Um tremendo bate-boca em Créole, idioma local do Haiti, já mostrava que o dia seria intenso naquela manhã. Estava no chamado IDP Jean-Marie Vincent, um dos maiores assentamentos de Porto Príncipe, responsável por abrigar, após o terremoto que assolou o país em Fevereiro de 2010, cerca de 300 mil pessoas. A sigla IDP significa em inglês « Pessoas Deslocadas Internamente ». Todas viviam em barracas de acampamento. Assim como acontece no Brasil, o que era para ser um improviso acabou se tornando permanente : as barracas doadas pela ONU na época da tragédia viraram moradia.

A discussão que presenciei era agressiva e fazia jus ao bom estilo africano, exaltado ao falar. Cerca de 80% população haitiana é de origem Africana. Hoje, esse mesmo percentual não tem acesso a água encanada e rede de esgoto. Homens e mulheres se aglomeravam com seus baldes em torno da fonte de água mais abundante do assentamento. Mulheres, na grande maioria, lavavam suas roupas e enchiam seus baldes com a água que mais tarde seria utilizada para preparar o almoço. A disputa pelo líquido era acirrada e ocorria sob temperaturas na casa dos 38 graus.

Caminhando pelas ruas de Porto Príncipe, o que se vê são montanhas de lixos se acumulando nas esquinas, porcos transitando livremente e rios sendo tomados por enxurradas de dejetos.

O governo não tem condições financeiras para recuperar o país. Desta forma, não existem serviços básicos como acesso a energia elétrica, água potável e encanada, rede de esgoto, coleta de lixo e correios, para citar exemplos mais óbvios. Escuto de um sargento brasileiro que nos acompanha no trajeto : « acho que eles estão há uns 300 anos de distância da gente ». De fato, ele tem razão. Falta tudo no Haiti.

O papel do Brasil na ajuda humantiária é fundamental, pois ele tem  o maior contingente de tropas instalado no país e comanda a MINUSTAH (missão de paz da Onu no Haiti). Há 3 bases de soldados brasileiras, uma delas dedicada exclusivamente voltada à engenharia e à reconstrução do país.

Discute-se a construção de uma hidrelétrica, mas ainda faltam recursos financeiros externos. Dentro da base brasileira, existe uma estação de tratamento da água e o que não é consumido pelas tropas é distribuído nos bairros de Porto Príncipe.

A água distribuída pelo governo nos IDPs não é potável, segundo análises feitas pela ONU. Dessa maneira, correm boatos de que os haitianos desenvolveram uma série de anticorpos em relação a várias doenças transmitidas pela água. São boatos sem comprovação científica.

É marcante a imensa capacidade de adaptação deste povo tão sofrido. Nos últimos anos, estima-se que o cólera atingiu meio milhão de pessoas, das quais matou cerca de 650, segundo dados da ONU. A possibilidade do país se reerguer com as próprias pernas é inexistente. Na contramão deste conjunto complexo de adversidades o haitiano ainda esbanja uma alegria pura e distribui sorrisos lindos a cada esquina.  

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.