Notícias

Copa das áreas protegidas: Portugal

Brasileiros e portugueses têm muito em comum: a língua, o estilo de futebol e a forma de proteger as suas áreas naturais. Descubra-as.

Rafael Ferreira ·
9 de julho de 2014 · 10 anos atrás

O futebol lusitano lembra o brasileiro: em lugar da resistência física ou da rigidez tática, características do futebol europeu, uma equipe com um futebol baseado na posse de bola, criatividade, perícia e espontaneidade individual. Como a seleção brasileira, a seleção das Quinas também deposita toda a confiança nos talentos de um jogador: para nós, o jovem Neymar; para eles, o vaidoso Cristiano Ronaldo. Talvez tenha sido esta parte da influência que devolvemos aos gajos em tantos anos de história comum.

É possível que também tenhamos influenciado o modelo de conservação, pois são muito parecidos. Enquanto aqui temos o SNUC, em Portugal, a gestão de áreas naturais se dá pelo Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC). Estruturado por Decreto-Lei em 2008, o SNAC é constituído, principalmente, pela Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) que criou e definiu as 8 categorias de unidades de conservação portuguesas: parque nacional, reserva natural, parque natural, monumento natural, paisagem protegida, sítio de interesse biológico, reservas e parques marinhos, e áreas protegidas privadas.

Portugal tem 407 áreas protegidas, o que equivale a 8% do território do país, abaixo da média mundial de 11%. Estas áreas protegidas fazem parte da RNAP e são administradas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), um órgão que no Brasil reuniria as funções do ICMBio e do IBAMA.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi a primeira área protegida criada em Portugal, em 1971, sendo a única com o estatuto de Parque Nacional. Em uma área total de cerca de 70.290 hectares, estende-se desde a serra do Gerês, ao Sul, até a serra da Peneda próxima da fronteira espanhola. Uma das maiores atrações naturais de Portugal, conserva um rico patrimônio natural e cultural e é um dos últimos locais no país onde se encontram ecossistemas no seu estado original. Abriga uma variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). O parque é considerado pela UNESCO como uma Reserva Mundial da Biosfera.

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se por uma faixa estreita do litoral Sudoeste de Portugal. Com uma extensão de 110 km, numa área total de 74.414 hectares. Além de habitat para numerosas espécies de aves e peixes, o parque ainda engloba vilas e aldeias. Ao longo dos séculos, a população local dedicou-se à pesca e à agricultura e pecuária, mas o ecoturismo é uma atividade cada vez mais importante.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação de Portugal.

Parque Natural do Tejo Internacional
Parque Natural do Tejo Internacional

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa das áreas protegidas: Bélgica
Copa das áreas protegidas: França
Copa do Mundo das áreas protegidas: Equador
Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.