Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda

A "Laranja Mecânica" é uma das maiores seleções do futebol mundial, graças a um esquema dinâmico e eficiente. Tática que adota na conservação de áreas naturais.

Rafael Ferreira ·
4 de julho de 2014 · 10 anos atrás

A seleção de futebol holandesa ganhou o seu apelido na campanha da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Em sete jogos, conquistou cinco vitórias, um empate e uma derrota que lhe custou o mundial. Apesar disto, encantou o mundo com um futebol bonito, harmonioso e eficiente, onde os jogadores não guardavam posições e faziam a bola passar de pé em pé até chegar ao gol adversário. A tática revolucionária foi denominada de “Carrossel Holandês”. Junto com a cor das camisas usadas pelo time, daí nasceu o apelidar daquela seleção, “Laranja Mecânica”, também uma alusão ao clássico filme de Stanley Kubrick e sucesso cinematográfico da época.

Desde então, a Holanda consagrou-se como uma das maiores seleções do futebol do mundo mas, por ironia, é a única grande seleção do mundo que ainda não conquistou um título mundial. Foram vice-campeões em 1974, 1978 e 2010.

Mesmo não conseguindo o título maior, a Holanda sempre busca se aperfeiçoar. E isto se reflete na conservação ambiental. Nos Países Baixos, em torno de 550.000 hectares, aproximadamente 12% da superfície territorial, são protegidas. São 2.411 áreas naturais sob alguma espécie de proteção, que incluem 20 parques nacionais e 60 reservas florestais. A proteção da natureza influencia o conteúdo e orientação das políticas nacionais, que contam com a participação de inúmeras organizações no seu desenvolvimento e de legislação sobre conservação. Desde 1961, o Código Florestal garante manejo florestal sustentável. A Lei de Conservação da Natureza regula a proteção de áreas e a Lei de Flora e Fauna a proteção das espécies.

O país tenta integrar as três existentes leis sob uma única que se chamaria Lei da Natureza. Ao mesmo tempo, através de sua Rede Ecológica Nacional (EHS), introduzida na década de 1990, objetiva expandir suas área protegidas, até 2020, a 728.500 hectares (cerca de 17,5% da Holanda).

Os dois parques mais antigos, o Parque Nacional De Hoge Veluwe e o Parque Nacional Veluwezoom, foram fundados pela iniciativa privada na região Gelderland. O primeiro deles, Veluwezoom, foi criado em 1930. A área de 5.000 hectares é bastante elevada, com longas cadeias de morros cobertos por bosques, charnecas e dunas de areia. Também é lar de diversas espécies de plantas e animais, incluindo veados, javalis, texugos e répteis. A área é uma importante área de reprodução para muitos aves.

Em 1935 seguiu o De Hoge Veluwe, atualmente com 5.400 hectares. A paisagem é de solos secos arenosos, bosques, charnecas, dunas de areia e antigos assentamentos agrícolas. Veados-vermelhos, muflões e javalis são comuns no parque. Diferente dos demais parques nacionais holandeses, que podem ser visitados de forma gratuita e subsistem de subsídios governamentais, o acesso ao Hoge Veluwe é pago. O parque é administrado por uma fundação privada e a receita dos bilhetes de entrada é usada para a manutenção e gerência.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Holanda.

Parque Nacional Zuid-Kennemerland
Parque Nacional Zuid-Kennemerland

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.