Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul

A nação do taekwondo, determinada e disciplinada no futebol, não faz feio quando o assunto são as áreas protegidas.

Daniele Bragança ·
25 de junho de 2014 · 10 anos atrás

Pais da rosa de Saron, dos milhares de quilômetros de montanhas e rios magníficos“, assim reza o “Aegukga”, hino nacional da Coréia do Sul, sobre o quão é sublime e vasta a beleza desta simpática, aguerrida e determinada nação.

Aliás, determinação também é uma das características da seleção coreana de futebol. No que lhe falta em técnica, a seleção compensou com a disciplina e a rapidez de seus jogadores. Com o desenvolvimento de uma Liga Nacional Coreana – principalmente depois da criação da J-League (Liga Japonesa) – e a interação com jogadores de outros países, a seleção que amargava as últimas posições da Copa do Mundo chegou às semifinais da Copa de 2002, competição organizada com o rival histórico, Japão.

Infelizmente, nas Copas seguintes, mesmo com jogadores treinados em equipes de primeiro nível (como Park Ji-Sung, que chegou a ser titular do Manchester United), o bom desempenho de 2002 não foi repetido. Nesta Copa de 2014, a seleção sul-coreana tem chances remotas de classificação para as oitavas de final da competição. Para isso, terá que bater a líder do Grupo H, Bélgica, por uma diferença de dois gols caso a Rússia vença a Argélia, ou 4 gols caso haja empate entre as duas seleções.

Na Copa das áreas protegidas, o país vai muito bem, com 20 parques nacionais. O maior deles é o Parque Nacional Dadohaehaesang, com 2.321,5 km². Criado em 1981, a área possui 1.541 espécies de plantas, 11 espécies de mamíferos, 147 espécies de aves, 885 espécies de insetos, 13 espécies de anfíbios, répteis, 154 espécies de peixes em águas do oceano. As principais atrações do parque são as ilhas Hongdo e Baekdo Heuksando.

As áreas protegidas do país estão divididas entre parques nacionais históricos (1), Marinhos e Costeiros (4) e Montanhosos (15).

O único parque nacional histórico no país é o Parque Nacional de Gyeongju, criado em 1968. Ele abrange os principais sítios históricos do período Silla (668 d.C. – 935 d.C.). No mesmo ano, 2 parques nacionais foram inaugurados: o Parque Nacional Gyeryongsan, com 64,71 km² e o Parque Nacional Marinho Hallyeohaesang, com 545,63 km². Um ano antes, o governo também criou o Parque Nacional Jirisan, considerado o maior parque nacional terrestre do país.

Na década de 70, mais 10 parques foram criados, entre eles estão o Parque Nacional Hallasan (1970) que protege a montanha mais alta da Coreia do Sul, o vulcão Hallasan, na ilha de Jeju e o Parque Nacional Seoraksan, que está na lista provisória de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Na década seguinte, outros 6 parques foram inaugurados, o que fez do país um bom lugar para os amantes do ecoturismo. Só em 1984 surgiram, o Parque Nacional Chiaksan, lar de 821 espécies de plantas e 2.364 espécies animais e o Parque Nacional Woraksan, assim chamado por abrigar em seu território a montanha Woraksan, com 1.094 metros.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Coréia do Sul.

Parque Nacional Woraksan
Parque Nacional Woraksan

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.