Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia

Nos confrontos entre Brasil e Colômbia, a seleção canarinho domina as quatro linhas. Quando se trata de parques a vitória é bem mais apertada.

Rafael Ferreira ·
18 de junho de 2014 · 10 anos atrás

Nos confrontos entre Brasil e Colômbia, a seleção canarinho domina as quatro linhas: descontando empates, fomos vitoriosos em 15 dos 24 embates, enquanto nossos vizinhos só podem comemorar 2 vitórias.

No entanto, quando tratamos de áreas protegidas, a disputa fica mais acirrada. Ganhamos, mas por pouco. O Brasil conta 26% do seu território em áreas protegidas, a Colômbia conta 21%. São 639 áreas protegidas que englobam áreas sob administração particular e governamental (em todas as esferas), o Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SINAP).

O destaque do SINAP, em nível nacional é o Sistema Nacional de Parques Naturais (SPNN), que engloba 56 parques naturais que cobrem uma área de cerca de 12,602,320.7 hectares e respondem por mais de 11,04% do território.

O mais antigo destes parques é o Parque Nacional Natural Cueva de los Guácharos (PNN Caverna dos Guácharos), criado em 1960. O primeiro Parque Nacional Natural criado na Colômbia foi construído com apenas 700 hectares, 600 dos quais graças a uma doação da família Diaz, uma das duas primeiras famílias que chegaram à região décadas antes. A intensa ocupação da terra por particulares cedeu em 1975, a fim de permitir a autorregulação ecológica dos guácharos (Steatornis caripensis). Com esta medida a superfície do parque pode ser expandida para os atuais 9000 ha.

Desde então, o parque se notabilizou por ser declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e também local de descoberta de uma nova espécie de carvalho, exclusiva do Colômbia: o carvalho preto ou roxo (Colombobalanus excelsa), encontradoem um lugar conhecido como a Oak Grove, no caminho de acesso às cavernas.

O Parque Nacional Natural Sierra de Chiribiquete é o maior dos parques colombianos em extensão e um dos maiores parques do mundo. São, desde agosto de 2013, 2.782.353 hectares que incluem as montanhas Serrania de Chiribiquete e as planícies circundantes, cobertas por floresta tropical úmida, savanas e rios. A região de Chiribiquete é considerada um hotspot de biodiversidade, de acordo com a IUCN: lá foram identificadas 41 espécies de répteis, 49 de anfíbios, 45 de aves e 209 espécies de borboletas. Além disso, também é um importante sítio arqueológico para a Colômbia: a área do parque foi território tradicional da  etnia aborígene conhecido como Karijona e ainda é possível observar pinturas deixadas nas paredes.

Mas, apesar da história e dimensão dos parques anteriores, o parque mais popular – em 2013, atraiu 50% dos viajantes que escolheram visitar os parques nacionais colombianos – é o Parque Nacional Natural Islas Corales del Rosario y San Bernardo. Localizado na Região Caribe da Colômbia, este parque é predominantemente de áreas marinhas. Nele estão incluídas quatro ilhas com ecossistemas únicos e variados, como recifes de coral, pântanos, manguezais, florestas tropicais secas, praias arenosas e costas rochosas. A maior parte da vida selvagem é marinha e abriga 170 espécies de peixes, 52 corais, 25 esponjas, centenas de moluscos e crustáceos.

Veja abaixo estas e outras  das figurinhas carimbadas das unidades de conservação da Colômbia.

PNN Tayrona
PNN Tayrona

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.
 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.