Notícias

Assista a 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio ao vivo

Com o objetivo de sensibilizar e estimular uma práxis mais sustentável, o evento acontece entre os dias 3 e 6 de Junho. Assista ao vivo.

Redação ((o))eco ·
3 de junho de 2014 · 10 anos atrás

A 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio acontece entre os dias 3 e 6 de Junho de 2014, no campus da universidade no bairro carioca da Gávea. O evento tem como objetivo sensibilizar e estimular alunos, professores, funcionários e toda a comunidade PUC a uma práxis mais sustentável, seguindo a linha da Agenda Ambiental da Universidade.

Nesta quarta, 11h, será exibido “O Vale”, documentário de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles que mostra um retrato atual da situação de penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba. A partir de 13h começa a sessão temática “O Direito Ambiental e a Ética da Sustentabilidade“. O Direito Ambiental justifica-se pelo decidido compromisso com a ética da sustentabilidade. Esta mesa buscará discutir em que medida este compromisso tem integrado a teoria e a prática do direito ambiental nos dias atuais.

A mesa, coordenada por Fernando Walcacer, professor de direito ambiental da PUC-Rio, conta com a participação de Cristiane Derani, coordenadora do EMAE (UFSC), Daniel Braga Lourenço, doutorando em Direito pela UNESA/RJ, Danielle Moreira e Virgínia Totti, professores de Direito ambiental da PUC-Rio.

A programação de terça apresentou a sessão temática “Desafios Éticos da Sustentabilidade“. Considerando a Ética como uma reflexão crítica sobre nossa forma de vida, sobre os valores que priorizamos e sobre nossa responsabilidade com as gerações futuras, o encontro buscou discutir os dilemas ambientais contemporâneos a partir da fala de um climatólogo, de um filósofo e de um estudioso da cibercultura. O objetivo é oferecer uma compreensão mais ampla dos dilemas e controvérsias que animam o debate contemporâneo sobre o tema, destacando a dimensão ética da crise ambiental.

Com coordenação do ERA – Grupo de pesquisa em ética aplicada do departamento de filosofia da PUC-Rio, a mesa contou com a participação de Alexandre Costa, Ph.D. em Ciências Atmosféricas, Rodrigo Nunes, professor de filosofia da PUC-Rio e Fabio Luiz Malini de Lima, coordenador do Labic (UFES).

Clique aqui para ver a programação completa.

A transmissão ao vivo recomeça nesta quinta.

 

Leia também
STJ reconhece existência de injustiça ambiental no Brasil
Advocacia ambiental com ética
Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação?

 

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.