Notícias

WikiParques: as belezas da Reserva Rio Das Furnas

Preservando a vegetação nativa no interior de um cânion em Santa Catarina, esta RPPN é o destaque da semana no WikiParques. Mais de 200 espécies de aves já foram registradas na reserva.

Paulo André Vieira ·
1 de junho de 2014 · 10 anos atrás

O destaque desta semana no WikiParques é a Reserva Rio Das Furnas. A área foi adquirida por Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka no ano de 2001. A dupla é velha conhecida aqui de ((o))eco, com seus pôsteres ilustrados mostrando as aves dos biomas brasileiros sempre fazendo sucesso entre nossos leitores.

Antes de se tornar uma RPPN, a área era utilizada para o cultivo de cebola e milho e a criação de gado. Por ser a última propriedade localizada no interior de um cânion, grande parte de seu relevo não pôde ser aproveitado para a agricultura e pastagem, característica que possibilitou que algumas áreas com vegetação nativa permanecessem conservadas. Além disso, o solo pobre e raso não permitiu um cultivo excessivo no mesmo local facilitando a recuperação das áreas deixadas para descanso, de forma lenta mas progressiva.

Cachoeira dos Andorinhões, a primeira das sete cachoeiras da Reserva. Foto:  	Renato Rizzaro
Cachoeira dos Andorinhões, a primeira das sete cachoeiras da Reserva. Foto: Renato Rizzaro

O diagnóstico da avifauna realizado pela equipe da Sociedade Chauá e SPVS e complementado pela lista realizada com base em anos de observações feitas por Renato, indicou a presença de 238 espécies, representando 39% da avifauna conhecida para Santa Catarina. No blog da reserva você pode ver fotos das aves encontradas por lá.

A reserva ainda luta contra a invasão por espécies exóticas, principalmente a monucultura de Pinus sp. no entorno, prejudicando áreas de nascentes e de captação de água para o manancial, além da modificação paisagística, dificultando a dispersão e locomoção de certas espécies da flora e da fauna.

Quer saber mais sobre a Reserva Rio Das Furnas e ver mais fotos? Basta acessar o verbete no WikiParques clicando aqui.

 

Leia também
A biodiversidade da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás
As belas paisagens do Parque Estadual da Serra do Mar
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.