Notícias

Mangue Seco, um dos grandes atrativos de Jericoacoara

A vila de pescadores e as inúmeras lagoas de águas doce ou salgada servem de abrigo para cavalos marinhos.

Fabíola Ortiz ·
22 de abril de 2014 · 10 anos atrás

Praia do Mangue Seco no Parque Nacional de Jericoacoara. Foto: Aldízio Filho
Praia do Mangue Seco no Parque Nacional de Jericoacoara. Foto: Aldízio Filho

Considerada uma das dez mais belas praias do planeta pelo jornal norte-americano “The Washington Post”, Jericoacoara conquista seus visitantes pela beleza cênica de dunas e mangues.

O Parque Nacional de Jericoacoara está localizado nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará, a cerca de 300 km de Fortaleza. São mais de 8 mil hectares de praias, dunas, lagoas, formações rochosas como a Pedra Furada e o farol no Serrote, uma colina de apenas 100 metros de altitude.

Segundo a administração do Parque Nacional, meio milhão de visitantes escolhe “Jeri” para fazer turismo todos os anos.

Em pouco tempo, Jericoacoara ganhou fama internacional como destino turístico. Em 1987, recebeu menção do jornal “The Washington Post” com o título “A Beleza e a Praia” (The Beauty and the Beach“, em inglês). Antes mesmo, a “Revista Geográfica Universal” publicou, em 1984, um artigo intitulado “Jericoacoara: um paraíso no Ceará”.

A belíssima foto da Praia de Mangue Seco, que ilustra esse post, é um dos grandes atrativos locais. Ela é uma contribuição de Aldízio Filho ao Wikiparques.

Mangue Seco é um pequeno povoado de pescadores onde residem cerca de 200 famílias assentadas pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a 5 km da praia de Jericoacoara.

No caminho de Jeri para a vila, existe a Praia de Mangue Seco onde o Rio Guriu se encontra com o mar e forma uma lagoa salgada que serve de abrigo para cavalos marinhos, conhecida como “Gamboa”.

No período chuvoso, de janeiro a maio, inúmeras lagoas de água doce se formam entre as dunas. No entanto, segundo informou a administração do Parque, desde 2010, a estação chuvosa fica mais fraca e as lagoas, além de mais secas, não passam de dez. Há pouco mais de cinco anos, elas somavam dezenas.

Explore o Wikiparques para conhecer outras áreas protegidas no Nordeste. Ah, e não esqueça que você pode criar uma conta e contribuir também com informações, fotos e debates.

 

Leia também
Parque Nacional de Ubajara
Parque Nacional da Furna Feia
Área de Proteção Ambiental Jenipabu

 

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Leia também

Notícias
20 de maio de 2024

Criação de novo órgão para combate à crise climática preocupa servidores ambientais

Possibilidade foi anunciada por Marina Silva no final de semana. Antes de criar novos órgãos, servidores pedem do governo valorização da carreira ambiental

Reportagens
20 de maio de 2024

Estudo propõe mudanças para simplificar legislação da Mata Atlântica e aumentar a conservação

Ausência de método para classificar estágios da floresta em resolução vigente dá margem para supressão de áreas que prestam importantes serviços ecossistêmicos

Notícias
20 de maio de 2024

Com apenas 4 indivíduos, cientistas alertam para extinção iminente da choquinha-de-alagoas

Ave ocorre apenas na Mata Atlântica do nordeste, entre Alagoas e Pernambuco, foi duramente afetada pelo desmatamento e hoje pode ser encontrada numa única localidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Eu estive na Praia de Mangue Seco um lugar maravilhoso. Recomendo a Todos!


  2. Carlos Eduardo diz:

    O mangue seco não é em Jericoacoara, é em Camocim!!!