Notícias

As belas paisagens do Parque Estadual da Serra do Mar

Com 315.000 hectares, o maior parque paulista oferece belas paisagens para quem percorre suas trilhas. Veja fotos.

Paulo André Vieira ·
26 de maio de 2014 · 7 anos atrás

Protegendo 315.000 hectares de Mata Atlântica e localizado na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Serra do Mar é o maior parque paulista. Sua missão é servir como um corredor biológico da Mata atlântica, fonte de vida e patrimônio comum de sociedade onde as pessoas se sintam responsáveis pela conservação de seus recursos naturais, históricos e culturais. Seus oito núcleos oferecem várias atrações e diversas trilhas de todos os níveis de dificuldade.

A Trilha Fluvial, por exemplo, pode ser feita em aproximadamente duas horas a bordo de barcos de alumínio com capacidade de transportar até 10 pessoas. Realizada no rio Fazenda, permite observar as características do manguezal e da vegetação de restinga, além dos processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios no encontro com o mar. Também é possível realizar esta trilha ao anoitecer para comparar e observar a presença de animais. No vídeo abaixo você pode ter um gostinho de como é fazer este passeio.

 

A galeria de fotos do Parque Estadual da Serra do Mar no WikiParques está cheia de exemplos de belas paisagens que os visitantes podem desfrutar ao longo de suas trilhas. A primeira foto abaixo é da Trilha da Bica, no núcleo Curucutu, onde os visitantes podem conhecer as nascente do rio Embu. A outra foto mostra uma das vistas deslumbrantes que as trilhas do núcleo São Sebastião oferecem para quem percorre suas trilhas (clique nas fotos para ampliar). Você pode ver várias outras fotos na galeria do Parque Estadual da Serra do Mar clicando aqui.

Enviar a sua foto para o WikiParques é bem fácil. Se tiver alguma dúvida, preparamos um tutorial para ajudá-lo. Vale lembrar que as galerias do WikiParques são destinadas para fotos das áreas protegidas. Ou seja, pedimos que não sejam enviadas ilustrações, gráficos, desenhos ou qualquer outro tipo de arquivo que não seja uma foto de uma área protegida. E não se esqueça de identificar em qual área protegida você fez a sua foto, e dar o devido crédito ao fotógrafo caso a foto não seja de sua autoria.

Aproveite as galerias do WikiParques, e se quiser compartilhar as suas fotos elas serão muito bem-vindas. Clique aqui para enviar uma foto para o WikiParques.

 

Leia também
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua
As áreas protegidas do WikiParques em fotos 360°
Um santuário das perobas-rosas no sul do Brasil

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Análises
27 de setembro de 2021

A Amazônia no Acre pede socorro

A contribuição do governo do Estado do Acre para a boiada do desmatamento e das queimadas avançar no território acreano. Estado é o terceiro que mais desmatou em agosto

Notícias
24 de setembro de 2021

Grupo de Trabalho finaliza relatório e recomenda manter separados o Ibama e ICMBio

Relatório foi publicado nesta sexta-feira na página oficial do Ministério do Meio Ambiente. No final de julho, o MPF entrou com ação civil pública contra a fusão

Notícias
24 de setembro de 2021

Ameaçado pelo avanço da agricultura, Pampa é o bioma que mais perde vegetação nativa

Levantamento do Mapbiomas mostra que em 36 anos o segundo menor bioma do país perdeu 21,04% de sua cobertura vegetal. Maior parte da perda foi para a produção de soja

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta