Salada Verde

Troca de comando no Jardim Botânico: sai Liszt, entra Crespo

Samyra Crespo deixa secretária no Ministério do Meio Ambiente para assumir vaga de Liszt Vieira. Ocupação é desafio a ser resolvido.

Daniele Bragança ·
6 de maio de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Samyra Crespo: nova diretora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foto: Paulo de Araújo/MMA.
Samyra Crespo: nova diretora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Foto: Paulo de Araújo/MMA.

Foi oficializada no Diário Oficial desta segunda-feira (06), a saída de Liszt Vieira da presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Vieira, que estava no comando da autarquia havia 10 anos, deixou o cargo à disposição no ano passado. No seu lugar, assume Samyra Crespo, que deixou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A festa de despedida do ex-presidente ocorreu no dia 30, mas Liszt Vieira continuou à frente do instituto até a exoneração e nomeação do substituto ser oficializada. A troca de comando no Jardim Botânico é novela antiga e envolve o maior impasse da instituição: a construção e ocupação de 621 construções dentro da área do parque.

O caso se arrasta há vários anos. A principal voz em favor das ocupações é o deputado federal Edson Santos (PT-RJ), que já morou no local e cuja irmã é presidente da Associação de Moradores e Amigos do Horto. Mesmo com a decisão da Justiça determinando a reintegração de posse de algumas das casas, os moradores se recusam a sair.

Em uma longa entrevista a ((o))eco, concedida em 2005, Liszt Vieira resumiu os problemas fundiários dentro do Jardim Botânico: Olha, essa questão começou antes da gente nascer e talvez continue depois que a gente morrer. Começou com os antigos diretores, na primeira metade do século XX. Diretores do Jardim Botânico convidaram funcionários a morar ali, em terras da União. Os funcionários vieram, aí trouxeram a família. Os filhos casaram. A filha casou e trouxe o marido. O filho casou e trouxe a mulher. Aí tiveram netos, aí o primo, o namorado da prima… virou um bairro. Mas por ser terras públicas, não gera uso capião e é ocupação irregular. Há uns 20 anos a União entrou com várias ações de reintegração de posse contra aqueles moradores porque é ocupação irregular. Mas a verdade é que a justiça não consegue fazer valer a sua sentença judicial naquela área do Horto.

Um levantamento feito pela UFRJ contabilizou 621 casas, sendo que metade delas estão localizadas em área de risco. Há 30 anos, só havia 140 casas no local . O que comprova o rápido e recente crescimento das ocupações.

Samyra Crespo é a nova diretora

Desde abril, nome certo nos rumores sobre o novo presidente da autarquia, Crespo foi diretora do Instituto de Estudos Religião (Iser), antes de assumir a secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, em agosto de 2008.

Historiadora de formação, com doutorado em História Social da Educação pela Universidade de São Paulo (1989), é uma das mais importantes pesquisadoras sobre meio ambiente no país, área em que atua há mais de 20 anos. Coordenou desde 1992 a pesquisa de opinião “O que os Brasileiros Pensam do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável”, que já está em sua 5ª edição.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.