Notícias

Morre Morrow Gaines Campbell II, especialista do Vitae Civilis

Gaines era especialista em mudanças climáticas e morava há mais de 30 anos no Brasil. Desde 2013 ele lutava contra um câncer no intestino.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2014 · 10 anos atrás
Foto: Vitae Civilis
Foto: Vitae Civilis

Morreu na madrugada deste domingo (04) o americano Morrow Gaines Campbell II, especialista em mudanças climáticas do Vitae Civilis. Gaines não resistiu às complicações decorrentes da falência renal. Ele estava há quase um mês internado na UTI da Santa Casa de SP.  Desde 2013 ele lutava contra um câncer no intestino.

Oceanógrafo de formação, Gaines ganhou fama ao realizar pesquisa sobre a inversão térmica da corrente do golfo no Atlântico do Norte durante o inverno. Nessa época, ele era pesquisador do Departamento de Oceanografia Física do Woods Hole Oceanographic Institution e o assunto de mudanças climáticas ainda era pouco conhecido.

Americano nascido na Filadélfia, ele residia há mais de 30 anos no Brasil. Aqui, coordenou a Câmara Técnica de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira do Iguape e Litoral Sul (CBH-RB). Também atuou como facilitador das Oficinas sobre Cobrança pelo Uso da Águas nos cinco Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e foi vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul por 3 mandatos.

Ministrou cursos sobre gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas  e profissões verdes. Ativo, também colaborou com o Grupo de Trabalho sobre Clima (GT Clima/Fboms) e com a Fundação Esquel Brasil, além de atuar na Associação Nascentes de Águas Puras (Juquitiba) entre outras organizações. No Vitae Civilis, Gaines foi colaborador, conselheiro e associado. Além disso, era co-presidente da Climate Action Network (CAN), da qual era membro desde 2009.

*Com informações do Vitae Civilis.

 

 

Leia Também
Vídeo Rio+20: diagrama combina objetivos ambiental e social
Um frígido plano para a saúde do clima
Morre aos 91 anos o ambientalista Augusto Carneiro

 

 

 

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.