Notícias

Imazon: desmatamento despenca em fevereiro e março

Tendência de queda continua, mas ainda é cedo para saber se a diminuição se confirmará, pois há excesso de nuvens na região Amazônica.

Daniele Bragança · Rafael Ferreira ·
22 de abril de 2014 · 10 anos atrás
Operação Commodities, do Ibama, monitora o descumprimento de embargo de áreas desmatadas ilegalmente no Mato Grosso. Foto: Nicélio Silva/Ascom Ibama.
Operação Commodities, do Ibama, monitora o descumprimento de embargo de áreas desmatadas ilegalmente no Mato Grosso. Foto: Nicélio Silva/Ascom Ibama.

Os alertas mensais de desmatamento na Amazônia continuam apontando para uma redução do desmatamento, segundo números divulgados na semana passada pelo Imazon. Em março, foram detectados 20 quilômetros quadrados de desmate, uma redução de 75% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o desmatamento somou 79 km². Uma redução um pouco maior, de 77%, também foi verificada em fevereiro, quando foram registrados 11 km² de alertas de desmatamento.

Entretanto, as nuvens no meio do caminho, entre o satélite que fica de olho na mudança da floresta amazônica brasileira e o solo, prejudicam o sensoriamento remoto. Elas escondem queimadas e desmatamentos e é exatamente por isso que os bons números apresentados no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon devem ser olhados com cuidado. Apenas 31% da área florestal na Amazônia pôde ser monitorada em fevereiro. Esse número sobiu um pouco em março, com 42% da área visível para o satélite.

Seguindo esse cenário, o desmatamento acumulado entre agosto de 2013 a março de 2014 caiu 61%, em comparação com o mesmo período no ano anterior (o ano-calendário do desmatamento começa em agosto e termina em julho seguinte). Foram desmatados 560 km² desde agosto. Entre agosto e março do período passado, o desmatamento somou 1.430 km².

Veja no mapa do InfoAmazonia

 

Saiba Mais
Boletim do Desmatamento do SAD – Fevereiro e Março 2014 – PDF produzido pelo Imazon

Leia Também
Desmatamento dispara em janeiro, mas mantêm tendência anual de queda
Conservação para o Banco Mundial Ver
Estudo mostra que redução de área protegida favorece desmatamento

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.