Notícias

“Eu nasci de óculos”

O animal da semana, urso-de-óculos, é típico dos páramos andinos e o único urso característico da América do Sul.

Redação ((o))eco ·
27 de março de 2014 · 10 anos atrás

Esta é Billie Jean, um urso- de-óculos fêmea, hóspede do Zoológico Nacional Smithsonian nos Estados Unidos. Foto:
Esta é Billie Jean, um urso- de-óculos fêmea, hóspede do Zoológico Nacional Smithsonian nos Estados Unidos. Foto:

Os óculos que dão o apelido ao urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) são, na verdade, manchas bege ou gengibre que cobrem o peito, pescoço e também o rosto do animal, onde formam padrão que dão esta impressão. O resto dos pelos são totalmente negros, podendo variar para o marrom escuro ou até o vermelho em alguns indivíduos. Ele é o único urso nativo (endêmico) da América do Sul, mais especificamente da região dos páramos andinos.

Também conhecido como urso-andino, oso de anteojos (espanhol), spectacled bear (inglês) ou ainda urso-de-lunetas, a espécie é a última sobrevivente da subfamília dos ursídeos (Ursidae) de focinho curto, os Tremarctinae. As demais espécies estão extintas desde o Pleistoceno e pertenciam a quatro gêneros: Tremarctos floridanus, urso-de-óculos da Flórida; os Plionarctos (P. edensis e P. harroldorum) e Arctodus (A. pristinus e A. simus) norte-americanos; e os ursos de focinho curto gigantes sul-americanos Arctotherium (A. latidens, A. brasilense, A. angustidens, A. vetustum, A. bonariense, A. tarijense, e A. wingei).

O urso-de-óculos é encontrado do oeste da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia ocidental, e noroeste da Argentina, ao longo da Cordilheira dos Andes. Seu habitat ideal são as florestas úmidas de altitude que ocupam uma faixa entre 1.000 e 2.700 m. Geralmente, o quanto mais úmido essas florestas são, maiores e mais variadas as fontes de alimentos para o urso.

Embora possa ser considerado um carnívoro, apenas 5% da dieta do animal inclui carnes. A maior parte da dieta do urso-de-óculos é vegetariana, consistindo principalmente de frutos da época e de bromélias, que são abundantes nas árvores das florestas andinas. Também consomem cactos, brotos de bambu, milho, raízes, insetos, pequenos mamíferos (coelhos e roedores) e até mesmo carcaças de animais mortos (carniça).

Os machos ursos são um terço maiores que as fêmeas em tamanho e, às vezes, duas vezes o seu peso. Eles podem chegar a pesar cerca de 120 kg de peso, enquanto que elas chegam a pesar 60 kg. A espécie mede de 1,20m a 2,00 metros de comprimento, mas os machos adultos não ficam abaixo de 1,50 metros.

Estes ursos são solitários, tendem a isolar-se uns dos outros para evitar a concorrência, mas não são territoriais. Possuem hábitos terrestres e arborícolas, sendo excelentes escaladores. Animais engenhosos, costumam construir plataformas nas árvores, para ajudar na ocultação, bem como para descansar e armazenar alimentos. Seu comportamento é dócil e cauteloso: quando em contato com o homem ou predadores (outros ursos-de-óculos e, dependendo do local, onças pardas), se afastam e partem para seus esconderijos nas árvores. Mas as fêmeas que considerarem suas crias sob alguma ameaça partem para a defesa.

O período de acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano, mas a atividade é mais frequente nos meses de abril e junho, no início da estação das chuvas e que corresponde ao amadurecimento das frutas. O tamanho da ninhada é relacionado à abundância e variedade de fontes de alimentos. Nascimentos geralmente ocorrem na estação seca, entre dezembro e fevereiro. A gestação dura de 6 a 7 meses, nascendo no máximo 3 filhotes, que pesam 300 a 330 g cada um. Após o terceiro mês começam a caminhar e no sexto passam a acompanhar a mãe nos seus passeios.

O Tremarctos ornatus pode ser considerado como a espécie mais vulnerável dentre todos os ursídeos, com exceção ao seu primo mais próximo, o panda gigante da China. A população de ursos-de-óculos está sob ameaça por uma série de razões: perda e fragmentação de habitats, a caça ilegal, bem como a falta de conhecimento sobre a distribuição e status da espécie. As atividades humanas reduzem habitats viáveis, em grande parte pela expansão da fronteira agrícola e também pela mineração, o desenvolvimento de estradas e exploração de petróleo. Outras causas de fragmentação são as comunidades locais, devido à expropriação da terra e contaminação da água e do solo. Hoje, apenas 5% das florestas andinas ainda permanecem de pé.

A caça também é séria ameaça. Ursos são frequentemente mortos após danificar colheitas, especialmente de milho, ou depois de supostamente matar o gado, embora a espécie não possa consumir grandes quantidades de carne. Além disso, produtos derivados do urso andinos são usados para fins medicinais ou rituais e em algumas localidades, a carne de urso andino é altamente valorizada.

A falta de conhecimento (ou o conhecimento desatualizado) sobre a distribuição e status é um problema que impede a realização de ações de conservação adequadas. Com uma população em declínio constante pelos fatores mencionados, a espécie é considerada Vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN.

 

Leia também
Um peixe fora d’água
O imortal condor-dos-andes
Fiquem com o saí-azul

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Gestor Ambiental diz:

    A anos atras uns 20 anos atras um fazendeiro da regiao de MT foi a bolivia e se apaixonou pelos ursos andinos.. ele passou a estudalos durante uns 3 anos e nesse periodo ele adquiriu 7 exemplares 5 femeas e 2 machos de forma inrregular logico, e os trouxe para o Brasil – MT, e soltou os sete hem sua proprietade rural de 3000 e poucos hacres numa regiao de muita mata e serras cortados de varias nascentes e corregos, monitorou por um tempo e segundo ele os exemplares se adptaram bem e inclusive se reprotuziram depois de 3 anos neste novo habitar…. como anda a essa pequena populaçao introduzida de forma inrregular e inrresponsavel, hoje nao se sabe dizer mas com grandes caminhadas e varios dias na mata dessa regiao é possivel avistar vestigios dos ursos introduzidos e com muita sorte avistar um Urso Andino…