Notícias

O Brasil visto do espaço é maravilhoso

De desertos pontilhados por lagoas até supostos vulcões extintos, veja incríveis imagens do Brasil feitas pelos sensores dos satélites em órbita do planeta.

Paulo André Vieira ·
7 de outubro de 2013 · 10 anos atrás

Este blog não consegue passar muito tempo sem voltar os olhos para o Brasil. Seja descobrindo as incríveis formas geométricas e as cores que, lá do alto, parecem mais gravuras ou pinturas. Seja visitando os nossos mais importantes biomas, como o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica. Ou simplesmente apreciando as maravilhas naturais de nosso país.

Desta vez escolhemos um pouco de cada. As imagens abaixo foram retiradas do Google Earth, e mostram cores, formas e paisagens deslumbrantes, além de alguns pontos curiosos de nosso território. Aproveite a viagem!

Jalapão, TO

Uma região árida localizada no leste do estado do Tocantins, o Jalapão tem área total de 34 mil km², sendo cortada por inúmeros rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.

Fernando de Noronha, PE

A Ilha da Rata é a maior das ilhas secundárias de Fernando de Noronha, localizada no extremo nordeste do arquipélago.

Lençóis Maranhenses, MA

Com 156 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma deslumbrante paisagem de dunas que chegam a 40 metros de altura e lagoas de águas verdes e azuis.

Vale da Lua, GO

Um vale cavado na Chapada dos Veadeiros pelo rio São Miguel, tem esse nome pelas pequenas crateras escavadas pelas águas, que fazem a região se parecer com a superfície da lua.

Pantanal, MS

Sempre belo, o Pantanal merece destaque em qualquer lista das paisagens mais bonitas do Brasil, seja visto do espaço ou do solo.

Pico do Cabuji, RN

Há quem diga que o Pico do Cabuji é o único vulcão extinto brasileiro a preservar sua forma. Mas há estudos que contestam esta afirmação. De qualquer forma, não deixa de ser um lugar impressionante.

Morro de São João, RJ

O morro de São João, em Casimiro de Abreu, também é por vezes apontado como um vulcão extinto, mas sua aparência é devida à erosão. Chama a atenção o contraste do verde do morro cercado pelas fazendas ao seu redor.

Leia também
A beleza do Brasil visto do espaço
Visto do espaço, o Brasil como arte
As maravilhas naturais do Brasil vistas do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço
O Brasil visto pelos satélites da Nasa
Toda a beleza da Amazônia vista do espaço

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.