Notícias

Toda a beleza da Amazônia vista do espaço

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com 5.500.000 km² de extensão. Veja toda sua beleza através de fotos de satélite.

Paulo André Vieira ·
2 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Amazônia. A maior floresta tropical do mundo. Com 5.500.000 km² de extensão, ela se espalha pelos terrítórios de nove países da América do Sul. Vista de cima, a Amazônia é uma imensidão de largas copas de árvores, que vistas de baixo estão 30 metros acima do solo. Apesar dos rios e igarapés que cortam a região e formam a Bacia Amazônica, a maior parte da floresta nunca se alaga. O solo é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes, o que os deixa produtivos por apenas um curto período de tempo. Isso faz com que os agricultores estejam constantemente mudando-se para novas áreas e desmatando mais florestas. O desmatamento é tão grande que pode ser visto a olho nu do espaço. 91% dessas terras desmatadas desde 1970 é usada para pastagem de gado.

Para celebrar este bioma tão importante, selecionamos algumas imagens de satélite da floresta e de seus rios. Imagens que revelam a beleza que a Amazônia ainda pode oferecer, mesmo tão ameaçada. Aprecie abaixo essas imagens retiradas do Google Earth.

Conheça também o nosso projeto InfoAmazonia, que agrega dados e notícias sobre a Amazônia. O InfoAmazonia permite a participação do público através do compartilhamento de dados e notícias.

 

Leia também
Visto do espaço, o Brasil como arte
Quatro décadas de desmatamento

A beleza do Brasil visto do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço
O Brasil visto pelos satélites da Nasa
O desmatamento em Rondônia visto do espaço
As maravilhas naturais do Brasil vistas do espaço

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.