Notícias

A beleza da América do Sul vista do espaço

De uma ponta à outra da América so Sul é possível encontrar paisagens deslumbrantes. Veja imagens de satélite com as belezas de nosso continente.

Paulo André Vieira ·
31 de março de 2014 · 10 anos atrás

De uma ponta à outra da América so Sul é possível encontrar paisagens deslumbrantes. Desde florestas até geleiras, passando por praias paradisíacas e mares de sal que se extendem até aonde a vista alcança. Algumas dessas belezas foram criadas pela interferência da raça humana, e no fundo dessas barragens e lagos artificiais jazem milhões de metros quadrados de florestas mortas e afogadas, trocadas por alguns milhares de kilowatts-hora.

Veja abaixo algumas imagens incríveis feitas pelos satélites em órbita do planeta, uma imagem para cada um dos países da América do Sul. O material foi tirado do Google Earth.

 

Argentina
O Río Negro é o curso de água mais importante da Província argentina de Río Negro.

Bolívia
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Está localizado no departamento de Potosí e no departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.

Brasil
Abrangendo cerca de 400 ilhas, o Parque Nacional de Anavilhanas situa-se no rio Negro, próximo ao parque nacional do Jaú. Existem inúmeros sítios arqueológicos ainda não estudados na região.

Chile
O Glaciar San Rafael é um dos maiores glaciares do Chile, e o corpo de água glaciar mais próximo do equador terrestre.

Colômbia
O Pico Cristóbal Colón é um pico da Sierra Nevada de Santa Marta localizado na Colômbia. É quinta montanha do mundo em proeminência, com mais de 5500 m de destaque topográfico, e situa-se a apenas 42 km da costa.

Equador
El Altar é um pico da Cordilheira dos Andes localizado no Equador. É um vulcão extinto localizado no centro do país. O seu nome é devido às formas que têm vários dos seus numerosos picos, que se assemelham ao altar de uma igreja colonial.

Guiana Francesa
A Barrage de Petit-Saut é uma barragem construída na Guiana Francesa. Seu reservatório, uma área de aproximadamente 365 km², é maior do que a cidade de Paris. Estima-se que a biomassa florestal primária submersa foi equivalente a cerca de 8 milhões de toneladas de carbono.

Guiana
A Sabana de Rupununi é uma planície localizada na Guiana. É uma ecorregião de savanas tropicais e subtropicais, cheia de vida selvagem, incluindo muitas espécies de aves.

Paraguai
O Parque Nacional Defensores del Chaco é a área protegida de maior extensão no Paraguai. O Chaco é uma vasta planície de floresta e selva, lar de grandes mamíferos como felinos, várias espécies de tatus e macacos.

Peru
O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821 m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina.

Suriname
A Albufeira de Brokopondo é um enorme lago artificial no Suriname, sendo um dos maiores lagos artificiais do mundo. A barragem foi construída para fornecer eletricidade às fábricas que processam a bauxite e a transformam depois em alumínio.

Uruguai
O Parque Nacional de Cabo Polonio localiza-se no departamento de Rocha, no Uruguai. As dunas de Cabo Polonio atingem mais de 30 metros de altura, e fazem parte de uma das poucas áreas de dunas móveis da América do Sul.

Venezuela
Na costa Venezuelana do mar do Caribe é possível se encontrar algumas praias paradisíacas de difícil acesso, como a Playa El Indio e a Playa Caribe.

 

Leia também
Sítios Ramsar Brasileiros vistos do espaço
O Brasil visto do espaço é maravilhoso
Toda a beleza da Amazônia vista do espaço
Visto do espaço, o Brasil como arte
A beleza do Brasil visto do espaço
A Mata Atlântica vista do espaço
A beleza da Caatinga vista do espaço
As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.