Notícias

Desmatamento dispara em janeiro, mas mantêm tendência anual de queda

Segundo dados do Imazon, desmatamento aumentou 206% em relação ao mesmo período do ano passado, mas o acumulado do ano apresenta queda de 60%.

Daniele Bragança · Rafael Ferreira ·
13 de fevereiro de 2014 · 10 anos atrás

FLONA do Jamanxim. Novo Progresso. Pará. 2007. Foto:
FLONA do Jamanxim. Novo Progresso. Pará. 2007. Foto:

O desmatamento na Amazônia aumentou consideravelmente em janeiro, segundo dados divulgados hoje (13) pelo Imazon. Foram detectados 107 quilômetros quadrados de desmate, um aumento de 206% em relação a janeiro de 2013 quando o desmatamento somou 35 km². Os pesquisadores destacaram perdas na Floresta Estadual do Paru.

Entretanto, o desmatamento acumulado entre agosto de 2013 a janeiro de 2014 caiu 60%, em comparação com o mesmo período no ano anterior (o ano-calendário do desmatamento começa em agosto e termina em julho seguinte). Foram desmatados 531 km² desde agosto. No período anterior o desmatamento somou 1.326 km².

A cobertura de nuvens na região foi de 58%. Isso permitiu monitorar apenas 42% da Amazônia Legal, pois o restante estava invisível aos satélites. Os estados com maior cobertura de nuvem foram Amapá (86%), Pará (83%), Rondônia (79%) e Mato Grosso (58%). Neste cenário, os estados que mais desmataram foram Roraima (34%), seguido por Mato Grosso (22%), Pará (22%), Tocantins (9%), Acre (8%), Amazonas (3%) e Rondônia (2%).

O pesquisador Heron Martins, um dos coordenadores do Boletim do Desmatamento (SAD), chama atenção para o desmatamento que está ocorrendo na calha norte do Pará. “É uma área que normalmente tem grande desmate. Detectamos desmatamento dentre da Floresta Estadual do Paru, justamente uma área que está sob polêmica e pode ser reduzida”, explica.

O município onde está localizado a Floresta do Paru é Prainha, no Oeste do Pará, que ficou em segundo lugar no ranking de municípios campeões de desmatamento. Em janeiro, 10, 3 km² de mata foram destruídos.

 

Leia Também
Desmatamento e escravidão andam juntos na Amazônia
Nuvens atrapalham, mas monitoramento detecta queda no desmatamento
ONGs analisam aumento de desmatamento na Amazônia

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.