Salada Verde

Morre o pequeno peixe-boi resgatado

Oitavo filhote da espécie resgatado este ano tinha aproximadamente dois meses e apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg.

Redação ((o))eco ·
7 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Na manhã desta quarta publicamos que os Voluntários da Associação Amigos do Peixe-Boi estavam preocupados com o estado de saúde de Iara, oitavo filhote da espécie resgatado este ano pela associação. Com aproximadamente dois meses, ela tem apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg. Mas acabamos de ser informados de a pequenina resgatada a 118 quilômetros de Manaus, morreu nesta quarta-feira à tarde.

Infelizmente, o histórico de peixes-bois resgatados com problemas de saúde não traziam esperança à Iara. Dois outros que estavam em situação até melhor do que ela não sobreviveram.

O animal precisou de uma sonda para se alimentar, porque não aceitou bem a mamadeira. Além disto, demonstra pouca disposição. “Ela está magra, debilitada, estressada, mas não está com nenhum machucado aparente”, afirmou a veterinária da Ampa, Paula de Souza no dia do resgate. De acordo com ela, o estado de saúde do filhote indica que ele foi separado há algum tempo da mãe, desde antes de ser encontrado pelos pescadores.

A Ampa manteve o nome dado ao filhote pela Comunidade, que foi levada a um tanque no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde era tratada. Iara foi resgatada no início da semana, em Autazes, interior do Amazonas. Ela havia sido encontrada por pescadores, que cuidaram o animal até a chegada da equipe da Ampa. Iara foi levada em um hidroavião até Manaus. Veja vídeo do resgate abaixo (Vandré Fonseca)

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.