Notícias

Um passeio virtual pelas Ilhas Galápagos

Conheça um pouquinho das Ilhas Galápagos sem sair de casa através de fotos em 360 graus disponíveis no Google Maps.

Paulo André Vieira ·
16 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

As Ilhas Galápagos e suas águas circundantes formam uma província do Equador, um parque nacional e uma reserva biológica marinha. As ilhas são famosos por seu grande número de espécies endêmicas e foram estudadas por Charles Darwin durante a viagem do Beagle. Suas observações e coletas contribuiu para a criação da teoria da evolução de Darwin pela seleção natural.

As versões mais novas do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, permitem que qualquer pessoa utilize seu smartphone para capturar imagens em 360º e compartilhe com o resto do mundo. Segundo o Google, “as fotos comuns mostram apenas um ponto de vista enquanto as photo spheres englobam outros para que se olhe livremente para cima, para baixo e ao redor, de modo a explorar toda a cena”. As fotos abaixo estão disponíveis em uma nova galeria do Google Maps chamada Views, onde estas e muitas outras imagens incríveis podem ser vistas.

Aprecie as imagens abaixo e sinta o gostinho de como é visitar as Ilhas Galápagos. Mas não se esqueça, se tiver a oportunidade de conhecê-las pessoalmente, nao pense duas vezes.

 

Leões-marinhos de Galápagos (Zalophus wollebaeki) brincam nas águas ao redor da Ilha de Champion. São uma espécie de leão-marinho que se reproduz exclusivamente nas Ilhas Galápagos e, em menor número, na Ilha de la Plata, no Equador.

Patolas-de-pés-azuis (Sula nebouxii) na Ilha de Seymour Norte. São aves marinhas com pés de uma tonalidade azul brilhante. Os machos exibem seus pés em um elaborado ritual de acasalamento, levantando um e depois o outro para cima, enquanto se exibem para a fêmea.

A tartaruga-gigante-de-galápagos (Chelonoidis nigra) é a maior espécie viva de tartaruga. Algumas destas tartarugas vivem no Galapaguera, um centro de criação que ajuda a restaurar a população de tartarugas da ilha, seriamente ameaçadas por espécies invasoras.

O vulcão Sierra Negra é considerado o mais antigo dos vulcões na Ilha de Isabela. É um dos mais ativos dos vulcões de Galápagos com a mais recente erupção tendo ocorrido em outubro de 2005.

Iguanas marinhas (Amblyrhynchus cristatus) são encontradas apenas nas ilhas Galápagos. Eles têm a capacidade única de viver e se alimentar em ambientes marinhos. As Iguanas marinhas podem mergulhar mais de 9 metros de profundidade. Elas vivem principalmente em costões rochosos, como este nos Humedales, mas também pode ser visto em pântanos e praias de mangue.

A Estação de Pesquisa Charles Darwin, em Puerto Ayora na Ilha de Santa Cruz, tem uma fantástica coleção de vertebrados. Das 285 espécies registradas em Galápagos, esta coleção conta com 138 espécies. A coleção inclui mais de 1.600 espécimes, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.



 

Leia também
Um mergulho virtual pelos recifes de corais
Faça as trilhas do Grand Canyon sem sair de casa
Galápagos: símbolo de abundância e harmonia
Sentindo-se Darwin
Um passeio virtual pelas montanhas do planeta
Um passeio virtual pela Antártica
Um passeio virtual pelo Rio Negro

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.