Notícias

As melhores reportagens de dados de ((o))eco em 2013

O blog ((o))eco Data torna interessante a digestão dos números transformando-os em gráficos e a destruição em imagens de satélites e mapas.

Redação ((o))eco ·
28 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

O aumento da disponibilidade e da facilidade em organizar números, documentos e imagens fez florescer o chamado jornalismo de dados. ((o))eco lida com assuntos que caem como uma luva nesse tipo de investigação, como, por exemplo, desmatamento ou o crescimento de populações. O repórter Daniel Santini chamou a si a tarefa de criar nossa área de dados. Dentro dela, em vez do declaratório de autoridades e especialistas, o leitor encontra ferramentas visuais que transformam números frios em formas e cores que procuram tornar a análise uma tarefa intuitiva. Abaixo, o melhor deste trabalho.

 

Após 25 anos sem Chico Mendes, Acre troca borracha por boi

Pecuária e extração de madeira disparam e Estado se afasta cada vez mais do modelo de desenvolvimento sustentável sonhado pelo sindicalista.

Novos contaminantes afetam água que abastece capitais

Com base em estudo inédito, cientistas alertam para alta concentração de substâncias que podem causar danos à saúde e afetar reprodução.

Dinheiro público financia avanço da pecuária na Amazônia

Setor é o que mais recebeu recursos do Banco da Amazônia em 2012. Aumento dos rebanhos está diretamente relacionado ao desmatamento na região.

Expansão do dendê na Amazônia preocupa ambientalistas

Só no nordeste do Pará expectativa é de que produção mais do que dobre em 7 anos. Quantidade de veneno utilizada em novos plantios é alta.

Remoção de rodovias urbanas é tendência ecológica mundial

Preocupados com meio ambiente, cidades de todo mundo têm substituído pistas de alta velocidade por parques e sistemas de transporte coletivo.

As capitais brasileiras que mais cresceram no último século

Crescimento urbano acelerado é uma das questões que mais preocupa ambientalistas em todo o mundo. Confira a evolução de população no Brasil.

Maioria dos municípios da Amazônia tem IDHM baixo ou médio

Levantamento aponta que apenas 78 dos 772 municípios localizados na Amazônia Legal têm Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.

Só 35,2% das cidades brasileiras contam com rede de esgoto

Sem sistema adequado de coleta na maioria dos municípios, 37,5% do esgoto do país é despejado na natureza sem nenhuma forma de tratamento.

Satélites ajudam a visualizar impactos da Ponte do Rio Negro

Dois anos depois de inaugurada, pontos de desmatamento se multiplicam em Iranduba, município ligado à Manaus por ponte que custou um bilhão.

Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada

Dados do ICMBio mostram que quase metade dos 5,6 mi de pessoas que visitaram as UCs em 2012 estiveram no Parque Nacional da Tijuca, no Rio.

 

 

 

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.