Iguaçu pode mudar Plano de Manejo para permitir carros

((o))eco
quinta-feira, 19 dezembro 2013 22:59
Para permitir o acesso as Cataratas do Iguaçu (acima), governo deverá mudar o Plano de Manejo do Parque. Foto: wikipédia.
Para permitir o acesso as Cataratas do Iguaçu (acima), governo deverá mudar o Plano de Manejo do Parque. Foto: wikipédia.

Chegaram a Brasília os protestos contra a decisão da Justiça que exigiu que a direção do Parque Nacional do Iguaçu cumpra o plano de manejo e proiba o tráfego de veículos privados na estrada para as cataratas. O parque é o segundo mais visitado do país e a proibição afeta o setor de turismo em Foz do Iguaçu.

O apelo do setor de turismo sensibilizou a ministra Izabella Teixeira, que prometeu estudar o assunto. Revisar o Plano de Manejo da unidade de conservação entrou na pauta, já que ele proíbe a circulação de carros de passeios, táxis, vans e ônibus de turismo no local. Apenas os ônibus da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A, que administra a visitação turística no Parque, podem fazer o percurso.

Desde 2009, o ICMBio responde na Justiça por não cumprir essa parte do plano de manejo. Na época, o atropelamento e morte de uma onça-pintada (Panthera onca) dentro do Parque motivou a ação civil pública iniciada pelo Instituto Justiça Ambiental (IJA), que, em seguida, desistiu da ação. Ela continuou através do Ministério Público Federal.

Em 2012, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região decidiu punir o ICMBio e determinar o cumprimento do plano de Manejo. A entrada em vigor do cumprimento exigido pela Justiça foi sendo adiado e a portaria 163/2013 vence agora, no dia 29 de dezembro.

A briga é tanta que representantes do setor de turismo e o governo municipal foram até a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que desde o ano passado promete interceder junto à ministra Izabella para conseguir um meio termo na negociação.

A resposta veio na última terça-feira (17). Em reunião na Casa Civil, onde estavam presentes as ministras Gleisi Hoffmann e Izabella Teixeira, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB), o deputado federal Professor Sérgio Paulo de Oliveira (PSC-PR), o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e representantes do setor de turismo de Foz de Igaçu.

O deputado Professor Sérgio é um dos defensores do atual sistema que permite veículos particulares no Parque. Ele saiu otimista da reunião. Em entrevista à rádio CBN, afirmou que a ministra Izabella Teixeira se comprometeu a retirar a portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que proíbe a entrada de veículos de turismo privativo e táxis no interior do Parque Nacional do Iguaçu, até que o Plano de Manejo seja revisto.

 

 

Leia Também
Juiz proíbe veículos em Iguaçu para proteger fauna
ICMBio questionado por atropelamento de onça
Tragédia anunciada no Parna do Iguaçu

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.