Notícias

Tabu popular protege nova espécie de porco-espinho

A espécie descoberta era confundida com porco-espinho encontrado no Nordeste. Uma análise cuidadosa mostrou que o bicho do Ceará é distinto.

Vandré Fonseca ·
11 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

 

A Serra do Baturité, no Ceará, é moradia da espécie de porco-espinho descoberta, o [i]Coendou baturitensis[/i]. População teme que ele ponha mau-olhado. Fotos: Hugo Fernandes-Ferreira
A Serra do Baturité, no Ceará, é moradia da espécie de porco-espinho descoberta, o [i]Coendou baturitensis[/i]. População teme que ele ponha mau-olhado. Fotos: Hugo Fernandes-Ferreira

Manaus, AM – Crendices populares podem ser inesperadas aliadas na preservação de uma espécie de porco-espinho recém-descoberta na Serra do Baturité, no Ceará. Para sorte desse roedor, há um tabu entre os moradores que evita que ele seja caçado. “O pessoal diz que se matar o porco-espinho vai levar mau-olhado para a família”, conta o biólogo Anderson Feijó, da Universidade Federal da Paraíba.


Ver Serra de Baturité – CE num mapa maior

Feijó e Alfredo Langguthé são os autores do artigo que descreve a nova espécie de porco-espinho cearense, o Coendou baturitensis, que publicado na semana passada, na Revista Nordestina de Biologia.

Verdade ou mentira, o porco-espinho agradece à maldição popular. Graças ao imaginário dos sertanejos, o baturitensis é mais comum do que uma espécie bem parecida, encontrada em outras regiões do Nordeste, o Coendou prehensilis.

A Serra do Baturité é conhecida como um refúgio de vegetação na região semi-árida, segundo Feijó, devido ao clima por ali mais úmido do que no restante da caatinga. A coleta de um novo espécime na serra cearense permitiu a Feijó verificar com clareza as diferenças entre os dois porcos-espinhos, o baturitensis e o prehensilis.

“Um animal coletado na década de 1950, depositado no Museu Nacional do Rio de Janeiro, foi identificado como outra espécie parecida que ocorre em todo o Nordeste. Mas no ano passado foi feita uma nova coleta, que chegou até a mim”, conta Feijó. A primeira diferença percebida pelos pesquisadores estava no crânio dos animais. Mas depois, outras diferenças foram sendo reveladas. A mais marcante está nas cores. Embora ambos tenham os pêlos com três cores, a nova espécie tem a base esbranquiçada, contra uma cor amarelada nessa parte do pelo da espécie já conhecida. enquanto a já conhecida essa parte do pêlo é amarelada. Outra diferença está na faixa marrom que existe no pêlo das duas espécies. Ela é maior na lateral do baturitensis.

Feijó estudou a variação morfológica de 40 mamíferos de médio e grande porte no Nordeste e acabou nomeando outro bicho. Foi a cutia-de-garupa-laranjauma cutia, já reconhecida como uma espécie distinta, mas que aguardava um registro científico. Agora, ela tem o nome técnico de Dasyprocta iacki. Essa cutia é encontrada desde a Paraíba até, provavelmente, o Ceará. E, curioso, também ocorre na Amazônia, entre os rios Madeira e Tocantins.

 

 

Saiba mais
Artigo original: Mamíferos de Médio e Grande Porte do Nordeste do Brasil: Distribuição e Taxonomia, com Descrição de Novas Espécies. FEIJÓ, Anderson e LANGGUTH, Alfredo. Revista Nordestina de Biologia

Leia também
Cientistas descobrem nova espécie no mundo perdido
Nova espécie de planta descoberta na Caatinga
Análises genéticas revelam um novo gato brasileiro

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.