Documentário conta a história da Torre da Prata

Daniele Bragança
quinta-feira, 7 novembro 2013 21:50

 

O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange acaba de ganhar um documentário que conta a história da conquista da Torre da Prata, um dos seus maiores atrativos, ocorrida em 1944, e a abertura em 1966 da trilha usada atualmente na subida da montanha. O projeto audiovisual foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Péricles Augusto dos Santos, estudante de graduação em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O vídeo tem 31 min e está disponível na internet.

Além da conquista da trilha e a história do parque, o documentário de 31 minutos aborda as atividades de ordenamento do uso público e de pesquisa científica realizada na unidade recentemente. A conquista pessoal de Péricles em subir a montanha também é mencionada na produção.

O documentário foi selecionado e exibido na mostra oficial “Natura Doc”, que ocorreu durante o 13º Rio Mountain Festival, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de outubro de 2013.

Esta é a terceira vez que o Parque Nacional Saint-Hilare/Lange é tema de uma produção audiovisual. A primeira foi no documentário “Quem Acordou o Dragão?”, que fez um relato sobre os desastres ambientais de março de 2011 no litoral do Paraná que afetaram o parque. O segundo vídeo também foi produzido por Péricles, se chama “Na Trilha da Prata” e fala sobre demarcação da trilha.

 

Veja também
Parques nacionais do norte do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do centro-oeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do nordeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do sul do Brasil vistos do espaço 
Parques nacionais do sudeste do Brasil vistos do espaço

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.