Notícias

Livro aborda a Biodiversidade Catarinense

Lançado no dia 1º de julho, publicação dirigida aos professores do ensino básico de Santa Catarina está disponível de graça em formato PDF.

Redação ((o))eco ·
16 de julho de 2013 · 11 anos atrás
Imagem do livro
Imagem do livro

Acaba de sair do forno o livro “Biodiversidade catarinense: características, potencialidades e ameaças”, criado para ser usado nas salas de aula do ensino fundamental de Santa Catarina. A novidade é que a obra – fruto de um trabalho de mais de três anos – está disponível de graça em formato PDF.

Como é dirigido aos professores da Educação Fundamental, o livro utiliza linguajar acessível, é fartamente ilustrado e dividido em 9 capítulos. Ameaças ao ecossistema estadual, detalhes sobre espécies e populações, além de discussão sobre cadeias alimentares fazem parte da publicação, que poderá ser usada em aulas de Ciências, Biologia e Geografia.

O livro de 250 páginas foi coordenado pelos professores doutores Lúcia Sevegnani e Edson Schroeder e traz contribuições de grandes pesquisadores que estudam a biodiversidade de Santa Catarina, como o Dr. Roberto Miguel Klein, Dr. Raulino Reitz e recentemente com as informações advindas do Inventário Florístico Florestal, coordenado pelo Dr. Alexander Vibrans – FURB, bem como das informações zoológicas e geológicas vindas de pesquisas feitas no Estado.

A motivação para a criação da obra foi a dissertação da estudante Rosilda Stürmer, defendida em 2009, e que despertou a atenção de Lúcia Sevegnani para um problema que parecia dominar os livros didáticos de todo o país: em suas páginas, a Mata Atlântica aparecia sempre como um bioma devastado, quase extinto. Sobre Santa Catarina, então, as poucas informações se resumiam, muitas vezes, às florestas de araucárias do Planalto Serrano. “Percebemos que faltava uma boa base de informações para os professores ensinarem sobre o tema, para envolverem as crianças neste assunto”, relembra.

A obra foi financiada pela Agência de fomento à pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) com apoio da FURB, sai pela editora da FURB.

A publicação também pode ser vista aqui ou pode ser baixada neste link.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.