Notícias

Especialistas monitoram queimada que consumiu 710 km² na Bolívia

Fundação monitorou diariamente o incêndio e usou imagens de satélite para medir a severidade do fogo, na região de Chiquitos de Santa Cruz.

Giovanny Vera ·
10 de outubro de 2013 · 11 anos atrás

Imagem da vegetação da área antes do incêndio florestal que durou mais de duas semanas.  Crédito: Fundação Amigos da Natureza.
Imagem da vegetação da área antes do incêndio florestal que durou mais de duas semanas. Crédito: Fundação Amigos da Natureza.

Três semanas de queimada intensa e aproximadamente 71 mil hectares (710 km²) devastados pelas chamas. Uma vez terminado o fogo, a Fundação Amigos da Natureza (FAN) começou a analisar os impactos, e foi apresentando estudos onde mostra os resultados do monitoramento diário que fez ao incêndio florestal que atacou a província de Chiquitos, em Santa Cruz, entre agosto e setembro deste ano.

O fogo teria começado no dia 15 de agosto e terminado no dia 2 de setembro. De acordo com Armando Rodríguez, especialista em Geomática Aplicada da FAN, o monitoramento foi realizado diariamente desde o dia 17 de agosto até o 7 de setembro, usando imagens do satélite Landsat 8 e do sensor Modis.

Armando Rodríguez explicou ao ((o))eco que o monitoramento diário permitiu realizar análises progressivas no tempo, estudando as novas áreas por onde o fogo passava, e estimar a quantidade de superfície queimada. Desta forma, até o dia 22 de agosto, os especialistas acreditam que teriam sido queimados 39.034 hectares, e até o dia 2 de setembro essa cifra teria pulado para 69 mil hectares.

Vale lembrar que as imagens Modis (usadas diariamente durante o monitoramento) tem uma resolução de 250 metros por pixel, enquanto as imagens Landsat 8 tem uma resolução de 30 metros por pixel. As imagens do Landsat 8 foram utilizadas nos dias 22 de agosto e 7 de setembro, com o objetivo de estabelecer um grau de exatidão nas valorações anteriores.

A severidade do fogo, definida como os efeitos diretos da queima da vegetação através da mortandade de árvores e a perda de biomassa, foi categorizada como alta em 35% na região queimada e como extrema em 22%.

“Como era esperado, as áreas de maior densidade de cobertura vegetal mostraram o grau mais alto de severidade do dano, pelo tempo de permanência do fogo e pela alta carga combustível”, disse Armando.

No dia 7 de setembro, usando imagens Landsat 8 de alta resolução a FAN pode definir que a área afetada pelo fogo na região foi de 71 mil hectares.

Gráfico da queimada na região de Chiquitos, em Santa Cruz, Bolívia. Crédito: Fundação Amigos da Natureza.
Gráfico da queimada na região de Chiquitos, em Santa Cruz, Bolívia. Crédito: Fundação Amigos da Natureza.

Estimativa e Severidade

Para o especialista, é muito importante saber “o quanto realmente existiu (de superfície afetada) do que era estimado”, e na Bolívia são bem poucos os que realizam esta valoração dos dados. Ele explica que com a estimativa de superfície queimada, “foi possível estabelecer a alerta no município de San José (afetado com 97% do incêndio)”, e também serviu para tomar decisões sobre a mobilização dos bombeiros.

Já o estudo da severidade permite estimar o impacto à vegetação causado pelo fogo, que tem uma alta relação com a carga combustível disponível nesse momento. De acordo com o estudo da FAN, a vegetação mais afetada pelo incêndio foi a de Chaparal de Abayoy, com 36% do total da área queimada. O Chaparal de Abayoy é uma vegetação que existe nesta área de transição entre o Cerrado, a Amazônia e o Bosque Seco.

De acordo com informações do técnico da FAN, não é a primeira vez que esta área queima, já que em sua maioria já tinha sofrido incêndios nos anos 2003, 2007 e 2010. Isso explica que em zonas onde antes existiu menos fogo, a severidade do incêndio agora foi mais alta, pela maior quantidade de carga combustível da biomassa vegetal.

Para Armando Rodríguez, “estudos como este mostram que os incêndios irão aumentando, e nos faz perguntarmos se estamos preparados para combatê-los”. Ele mesmo responde que não, mas vê como alternativa a prevenção. “Trabalhar com as comunidades que usam o fogo em suas tarefas cotidianas, com as crianças”, diz ele. Armando acredita que deve haver um trabalho coordenado entre organizações, já que “tem muito ainda por fazer e por conhecer sobre o fogo e os incêndios na Bolívia”.

 

Mapa

 

 

Saiba Mais
Sistema de alerta antecipado de riscos de incêndios florestais
Relatório: Dinâmica de incêndios e queimadas na Bolívia 2000 – 2012

Leia Também
10 anos de incêndios e queimadas na Bolívia
Amazônia sem Fogo chegou na Bolívia – e agora?
Desmatamentos e queimadas crescem na Amazônia boliviana

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.