Notícias

Após terremoto, uma nova ilha surge no Paquistão

Uma ilha de rocha e lama surgiu na costa do Paquistão após um forte terremoto. Veja o antes e depois em imagens de satélite.

Paulo André Vieira ·
30 de setembro de 2013 · 8 anos atrás

No dia 24 de setembro de 2013 um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu o oeste do Paquistão, causando a morte de pelo menos 350 pessoas e deixando mais de 100.000 desabrigados. O terremoto causou também o surgimento de uma ilha na baía ao leste da cidade portuária de Gwadar. Uma imagem feita pelo satélite EO-1 da NASA no dia 26 de setembro mostra a nova ilha, que não estava lá em uma imagem anterior, de 17 de abril, feita pelo Landsat 8.

Nesta foto do Instituto Nacional de Oceanografia do Paquistão é possível ver a ilha mais de perto. Podemos ver que sua superfície é uma mistura de lama, areia fina e rocha sólida.

Aquela região é propícia para a formação dessas ilhas, também chamadas de vulcões de lama. Quando uma camada superficial de gases ou fluidos sob pressão é perturbada pelas ondas sísmicas de um tremor de terra, esses gases sobem para a superfície, levando rocha e lama com eles.

Essas ilhas não costumam durar muito tempo. Nas imagens abaixo podemos ver outro exemplo de uma ilha similar, registrada pelo EO-1 em janeiro de 2011, mas que não aparecia em imagens feitas no ano anterior.

Tal fenômeno não ocorre apenas no mar. A imagem abaixo mostra dois desses vulcões de lama próximos da costa do Paquistão. O maior deles, o Chandragup I, tem cerca de 100 metros de altura, com um cratera de lama de 15 metros de diâmetro que transborda periodicamente.

 

Leia também
A beleza das ilhas vistas do espaço
A fúria dos vulcões vistos do espaço

 

  • Paulo André Vieira

    Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
11 de maio de 2021

Servidor que relatou ineficiência no Ibama denuncia ameaças feitas por assessor de Salles

Hugo Ferreira foi impedido de copiar documentos do computador onde trabalhava e sofreu ameaças após escrever um relatório para o TCU. Servidor denunciou o ato à corregedoria do Ibama

Salada Verde
11 de maio de 2021

Ministério revela dia e local de operação de fiscalização na Amazônia

Publicação assinada pelo ministro Ricardo Salles autoriza transferência temporária de gabinetes e revela datas e locais de operação conjunta com a Força Nacional

Notícias
10 de maio de 2021

Organizações são contra a votação da lei geral do licenciamento, chamada de ‘boiada das boiadas”

Ascema, ONGs ambientalistas e nove ex-ministros do Meio Ambiente publicaram cartas em repúdio à votação do projeto de lei do licenciamento, que sequer foi tema de audiência pública

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta