Notícias

Peru: metais pesados e óleo contaminam Rio Corrientes

Para indígenas, a empresa Pluspetrol é a responsável por poluir a água com hidrocarbonetos, chumbo, cádmio e arsênico.

Giovanny Vera ·
9 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Derramamento de água salgada no rio Corrientes. Crédito: Direção Regional de Saúde de Loreto
Derramamento de água salgada no rio Corrientes. Crédito: Direção Regional de Saúde de Loreto

O governo do Peru declarou emergência ambiental, no dia 6 de setembro, na bacia do Rio Corrientes, no departamento amazônico de Loreto, por encontrar a presença de hidrocarbonetos e metais pesados como chumbo, cádmio e arsênico. A medida tem o objetivo de garantir o manejo sustentável da zona afetada, obrigando a realizar os trabalhos de recuperação e remediação da contaminação ambiental.

A Resolução Ministerial N° 263-2013-MINAN declara emergência ambiental por 90 dias na bacia do Rio Corrientes. Ela também aprova o Plano de Ação Imediata e de Curto Prazo para a questão e responsabiliza o Governo Regional de Loreto a atenção da emergência pelo seu cumprimento.

A norma afeta 11 comunidades nativas da bacia, entre elas Antioquia, José Olaya, Pampa Hermosa, Sauki, Valencia, Pijuayal, Belén, Sion, San José, Santa Rosa e Nueva Jerusalén.

A medida foi demandada ao Ministério de Ambiente no dia 13 de agosto deste ano pela Federação das Comunidades Nativas do Rio Corrientes (FECONACO), devido ao resultado dos relatórios do Grupo de Trabalho Ambiental que mostraram a gravidade da contaminação da bacia.

Após a monitoração ambiental no rio, o Ministério de Ambiente declarou em emergência a região devido “a níveis de riscos significativos à saúde da população por elevadas concentrações de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos que superam os padrões” do país, como descreve o texto da resolução.

A FECONACO, em pronunciamento, indicou a empresa Pluspetrol como “responsável direto da contaminação ambiental no Corrientes”, fato comprovado pela instituição através de registros de “consecutivos derramamentos de petróleo” da empresa na região, que há 43 anos suporta a atividade petrolífera.

 

 

Saiba mais
Declaratória de Emergência Ambiental no Rio Corrientes, Loreto, Peru
Pronunciamento FECONACO exigindo declaratória de emergência ambiental

Leia também
Amazônia peruana: tecnologia promete reduzir impacto dos poços de petróleo
Vazamento nas montanhas do Equador pode ter chegado ao Peru
Peru: os riscos que corre Loreto

 

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.