Notícias

Financiamento coletivo para turismo ecológico

Primeiro site de crowdfunding focado em turismo ecológico, o Garupa faz a ponte entre quem quer viajar e quem quer empreender. Confira.

Redação ((o))eco ·
2 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Boa Vista do Acará. Traslado Belém. Foto: Ana Severiano/Divulgação
Boa Vista do Acará. Traslado Belém. Foto: Ana Severiano/Divulgação

Primeiro site de crowdfunding (financiamento coletivo) focado em turismo ambiental, o Garupa foi criado para conectar pequenos empreendedores que tenham projetos inspiradores a pessoas que querem financiar iniciativas por um turismo mais consciente e responsável.

O site funciona assim: Quem tem um projeto de empreendimento de viagem pode descrevê-lo em um formulário do site. O projeto será avaliado pela equipe da Garupa e, se a provado, poderá ir ao ar no site. “A Garupa não cobra nada do empreendedor para veicular o projeto, e também não cobra comissão sobre os valores doados. O financiamento da plataforma se dá por cotas de patrocínio de empresas que querem apoiar o turismo sustentável no Brasil”. Explica nota enviada à imprensa.

O projeto pode ficar no site por 60 dias. O dinheiro só é repassado ao dono do projeto caso 100% do valor seja atingido no prazo da campanha.

Para os doadores, é só escolher o projeto, a faixa de contribuição preço e fazer a transação pelo próprio site. Quem visita o site pode assistir a vídeos com a história dos empreendedores e seus projetos, pode espalhar algumas das ideias para a sua rede de contatos, e conhecer detalhes das campanhas de arrecadação – como a meta em dinheiro e o prazo para doações.

“O trade de Turismo demonstrava a algum tempo a vontade de desenvolver uma iniciativa de Turismo Sustentável. E daí surgiu a ideia da Garupa. Escolhemos o modelo de crowdfunding pois ele tem um aspecto interessante para nós. Diferentemente da doação pura e simples, o crowdfunding pressupõe uma conexão mais dinâmica e rica entre apoiador e empreendedor. Apoiar por crowdfunding é dar – além de dinheiro – seu apoio moral de que aquele projeto de Turismo Sustentável é legal, pode fazer a diferença” afirma Demian Takahashi, diretor-executivo do site.

Como em outros portais de financiamento coletivo, o empreendedor promete uma recompensa para cada faixa de valor doado, para selar a conexão entre apoiador e apoiado. Na Garupa, as recompensas podem ser desde uma receita da culinária tradicional daquela comunidade ou um suvenir artesanal da viagem em questão.

“Nos casos dos projetos bem sucedidos, a entrega das recompensas concretiza essa conexão. As recompensas vão lembrar os apoiadores – assim como acontece com os suvenires de viagem – da boa experiência que foi apoiar o Turismo Sustentável no Brasil”, finaliza.

Clique nas imagens para ampliálas e ler as legendas

 *Editado às 19h45, 03/09.  Ao contrário do que afirmamos anteriormente, o Garupa não financia pessoas que querem fazer uma viagem. Ela apoia e financia empreendedores com projetos inovadores em turismo de base comunitária e em turismo sustentável.

Leia Também
Encontro debate o futuro do turismo sustentável
Turismo e áreas protegidas, uma perspectiva histórica
Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.