Notícias

Governo tira o projeto da Usina de Sinop do papel

Usina foi ofertada no leilão de energia realizado nesta quinta-feira (29). Os projetos envolvendo térmicas a carvão não foram leiloados.

Redação ((o))eco ·
29 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

Rio Teles Pires, onde a polêmica Usina de Sinop será erguida. Foto: Marcos Fernandes da Paz /Flickr
Rio Teles Pires, onde a polêmica Usina de Sinop será erguida. Foto: Marcos Fernandes da Paz /Flickr

Para alívio dos ambientalistas, as três térmicas a carvão que seriam leiloadas nesta quinta-feira (29) não receberam ofertas, mas o governo conseguiu tirar do papel a Usina Hidrelétrica de Sinop, que será construída no rio Teles Pires, em Mato Grosso. A usina enfrenta ação judicial movida pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual por problemas nos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).

De acordo com o Ministério Público, os estudos que embasaram o licenciamento da usina não levam em conta os impactos gerados pelo reservatório do empreendimento. O MP já havia conseguido cancelar o processo de licenciamento de Sinop, em 2010, pois a usina foi licenciada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e não pelo Ibama. O empreendimento será construído em um rio que atravessa dois Estados.

Outro problema envolvendo a UHE de Sinop é fundiário. O reservatório da usina alagará parte do assentamento 12 de Outubro, local onde onde moram 200 pessoas. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) bloqueou a BR-163, entre Sinop e Itaúba, na terça-feira (26), em protesto contra o leilão que afetará diretamente esses assentados.

O leilão A-5 ofertou 36 projetos de energia elétrica que só começará a ser produzida em 2018. Desses 36, apenas 19 empreendimentos foram viabilizados: 2 usinas hidrelétricas (UHE Sinop e Salto Apiacás), 9 termelétricas a biomassa e 8 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Os projetos estão localizados nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Piauí.

A Usina de Sinop foi concedida para o Consórcio CES – formado pelas empresas Chesf e Eletronorte – e tem a capacidade de geração de 400 MW. A empresa Alupar fazia parte do consórcio, mas anunciou sua desistência.

 

 

Leia Também
ONGs encaminham carta aberta contra leilão de térmica
Um colossal dilema para a humanidade
A vez do Teles Pires

 

 

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.