Notícias

Colômbia reduziu sua taxa anual de desmatamento

Controle nos fatores de pressão sobre a floresta, como a pecuária extensiva e a atividade madeireira, é apontado como causa da redução.

Giovanny Vera ·
19 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

Juan Gabriel Uribe, Ministro de Meio Ambiente e Omar Franco, diretor do IDEAM apresentaram novos dados sobre o desmatamento na Colômbia. Foto: Juan José Posada – IDEAM.
Juan Gabriel Uribe, Ministro de Meio Ambiente e Omar Franco, diretor do IDEAM apresentaram novos dados sobre o desmatamento na Colômbia. Foto: Juan José Posada – IDEAM.

A Colômbia reduziu sua taxa anual de desmatamento em 39% durante o período entre 2011 e 2012. Foram 148 mil hectares, em média, de perda anual de floresta, contra a média de 238 mil hectares por ano, registrado entre 2005 e 2010, segundo informações do Ministério de Meio Ambiente e o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM).

De acordo com as duas instituições, a Colômbia teria perdido 296 mil hectares de florestas durante os anos 2011-2012, e a região mais afetada foi a Amazônia, localizada nos departamentos de Caquetá, Meta e Guaviare, onde foram registrados 46% do desmatamento do país. Porém, a mesma região mostrou avanços, já que durante os mesmos anos marcou um descenso na média anual de desmatamento, de quase 10 mil hectares.

Estes dados são resultado do sistema de monitoramento de florestas e carbono que o IDEAM realiza desde 2010 com o apoio da Fundação Gordon e Betty Moore. De acordo com o Ministério de Meio Ambiente, foram investidos seis milhões de dólares para o desenvolvimento deste sistema, que oferece uma visão geral e também específica por regiões sobre o desmatamento no país, o que permite tomar as melhores decisões para combater a degradação da floresta.

Este novo sistema foi criado por cientistas colombianos em colaboração com especialistas estrangeiros, e permite o lançamento de alertas a cada seis meses e obter uma quantificação mais precisa do desmatamento no país a cada dois anos.

Para o Ministério, a redução na taxa de desmatamento coincide com a diminuição dos cultivos de folha de coca  — especialmente nas regiões de Nariño e Cauca –, com o incremento de esforços no controle da exploração de madeira e da mineração, e a redução do avanço da fronteira agropecuária, com o incentivo à pecuária sustentável.

De acordo com a informação divulgada pelo IDEAM, a Colômbia apresenta 59.816.403 hectares de cobertura florestal remanescente, sendo 52,5% da superfície continental do país. As principais florestas remanescentes estão na região Amazônica, com 67% delas, e na região Andina, com 17% do total.

Caquetá, Meta e Guaviare são as regiões mais afetadas pelo desmatamento na Amazônia colombiana.

 

 

Leia Também
Fundo Amazônia financiará monitoramento da floresta fora do Brasil
Mapa interativo mostra desmatamento dos 9 países da Amazônia

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.