Governo cria Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais

Governo cria Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais

((o))eco
terça-feira, 25 junho 2013 22:18
Uma das ilhas que formam Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais. Foto: ACWB/skyscrapercity.
Uma das ilhas que formam Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais. Foto: ACWB/skyscrapercity.

Três pequenas ilhas acabam de virar área protegida. A presidente Dilma Rousseff sancionou na quinta-feira (20) a Lei nº 12.829/2013, aprovada pelo Congresso Nacional, que cria o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Estado do Paraná. O projeto de lei que transformou a área em unidade de conservação tramitou durante 10 anos no Congresso Nacional.

O projeto de Lei foi aprovado pelo Senado no dia 21 de maio.

O Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais é o primeiro parque marinho do estado do Paraná e o terceiro do país, atrás dos Parques Marinhos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha. Sua criação faz o Governo Federal dar um passo em direção aos objetivos traçados na 10ª Conferência das Partes (COP-10), em Nagoia de ter, até 2020, 10% das áreas costeiras e marinhas protegidas.

Localizadas entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas da costa, as ilhas abrigam mais de 8 mil aves. Ameaçadas pela pesca excessiva, a área agora será gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “O desafio será, a partir de uma boa gestão, conciliar as atividades de interesse local, como o mergulho, com a conservação de todo esse ecossistema do qual essas espécies dependem”, afirmou Roberto Vizentin, presidente do ICMBio.

As três ilhas não possuem praia. Seu entorno, formado por 4 recifes, serve para a proteção do ameaçado Mero (Epinephelus itajara), espécie cuja pesca está proibida por lei.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.