PPBio lança livro sobre sistema de monitoramento na Amazônia

((o))eco
quarta-feira, 19 junho 2013 21:38
A capa do livro.

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), em parceria com o Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), lançou o livro “Biodiversidade e Monitoramento Ambiental Integrado”, que conta a experiência de mais de uma década na implementação do sistema de monitoramento RAPELD na Amazônia brasileira.

O método RAPELD (Rapid Assessment Program junto com sítios de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração) é uma combinação de inventários rápidos com pesquisas ecológicas de longa duração. Esse método, que combina inventários de diversidade rápidos e eficientes com a obtenção de dados que podem ser utilizados em pesquisas de longa duração, foi desenvolvido para ser utilizado na Amazônia, a um custo relativamente baixo.

É a experiência de mais de 10 anos de aplicação dessa ferramenta que o livro se debruça. São respondidas as questões que levaram ao desenvolvimento do sistema, a inclusão da pesquisa no sistema social, a organização espacial e representações da diversidade biológica, o monitoramento ambiental e o gerenciamento de dados.

Ricamente ilustrado, escrito em linguagem simples e com 356 páginas, a publicação – assinada por 29 pesquisadores – conta com o prefácio de Stuart Pimm, e está disponível em português e inglês.

*Nota editada em 20/06/2013 às 17h04.