Notícias

As capitais brasileiras vistas do espaço

Veja imagens de satélite das capitais estaduais. Algumas tem mais verde, outras se espalham como uma massa cinza em todas as direções.

Paulo André Vieira ·
8 de outubro de 2012 · 11 anos atrás

Neste domingo, os eleitores de cada um dos 5.564 municípios do Brasil foram às urnas escolher seus novos prefeitos e vereadores. Com a agilidade das urnas eletrônicas, praticamente todos os votos já terão sido apurados no mesmo dia, e nas 83 cidade com mais de 200.000 eleitores já será possível dizer se haverá a necessidade de um segundo turno na eleição para prefeito, caso não haja um candidato com mais da metade dos votos válidos. Das capitais dos estados, apenas Boa Vista (RR) e Palmas (TO) não possuem ainda esse número de eleitores. Vale dizer também que, embora a cidade de Brasília possua o quarto maior eleitorado do Brasil, a Constituição Federal proíbe a realização de eleições municipais nesta cidade.

Todos os candidatos eleitos, sejam eles prefeitos ou vereadores, de qualquer partido ou coligação, terão pela frente grandes desafios para que suas cidades possam se desenvolver de uma maneira sustentável. Consumo e desperdício de água, gerenciamento de terra e resíduos, consumo de energia e uso de fontes renováveis, qualidade do ar, mobilidade e políticas ambientais.

Abaixo você pode ver, em imagens retiradas do Google Earth, todas as capitais brasileiras que realizaram eleições neste domingo (e como bônus, uma imagem de Brasília). Algumas possuem mais verde, outras se espalham como uma massa cinza em todas as direções. Mas o importante é diminuir o impacto ambiental dos centros urbanos através de um planejamento que inclua o verde em sua paisagem e preze por formas mais sustentáveis de organização.

Rio Branco, Acre

Maceió, Alagoas

Macapá, Amapá

Manaus, Amazonas

Salvador, Bahia

Fortaleza, Ceará

Vitória, Espírito Santo

Goiânia, Goiás

São Luiz, Maranhão

Cuiabá, Mato Grosso

Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Belo Horizonte, Minas Gerais

Belém, Pará

João Pessoa, Paraíba

Curitiba, Paraná

Recife, Pernambuco

Teresina, Piauí

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Natal, Rio Grande do Norte

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Porto Velho, Rondônia

Boa Vista, Roraima

Florianópolia, Santa Catarina

São Paulo, São Paulo

Aracajú, Sergipe

Palmas, Tocantins

Brasília, Distrito Federal


  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
1 de julho de 2012

As maravilhas do planeta vistas do espaço

Nosso planeta possui diversas maravilhas dotadas de uma beleza capaz de nos tirar o fôlego.Vistas do espaço relevam novas e impressionantes facetas.

Notícias
16 de julho de 2012

O verde das cidades visto do espaço

As florestas e parques urbanos desempenham um papel importante na ecologia dos habitats humanos. Conheça alguns parques e florestas urbanas ao redor do mundo.

Notícias
6 de agosto de 2012

O verde das cidades brasileiras visto do espaço

O Brasil possui muitos parques e florestas urbanas que merecem ser vistos não só lá do espaço, mas também ao vivo e em cores. Veja fotos de satélite de algumas áreas verdes sugeridas por nossos leitores.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Antônio diz:

    Esta foto é de Brasília e não de Rio Branco.