Notícias

Supermercados vão barrar carne advinda de área desmatada

Acordo assinado pela Associação Brasileira de Supermercados vai rastrear origem da carne. Regra é não comprar boi de má procedência.

Redação ((o))eco ·
26 de março de 2013 · 11 anos atrás
Cerimônia de assinatura do acordo, realizada ontem em Brasília. Foto: Leonardo Prado - Secom/MPF.
Cerimônia de assinatura do acordo, realizada ontem em Brasília. Foto: Leonardo Prado – Secom/MPF.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinou um acordo com o Ministério Público Federal para informar a origem da carne que vende. Na prática, os supermercados irão orientar as empresas do setor sobre como evitar a compra de fornecedores que praticam crimes ambientais, fundiários ou trabalhistas. Segundo estudo do Imazon, em 2009, 75% da área de floresta desmatada na Amazônia Legal era ocupada pela pecuária.

O documento foi assinado na manhã dessa segunda-feira (25), em Brasília.  Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentou a primeira versão do plano de ação da associação. Entretanto, o termo de cooperação técnica não tem prazo para implementação.

Por exemplo, o plano incentiva os supermercados a divulgarem no ponto de venda a origem da carne.

O portal da Abras divulgará a relação de produtores que já são parceiros do Ministério Público Federal e os nomes das 92 cidades que participam do programa Municípios Verdes. O portal também publicará a lista de embargos do Ibama.

“Por um lado, isso aumenta o controle e, por outro, fortalece o compromisso das lojas de banir das prateleiras itens de produtores que estejam descumprindo a legislação”, disse o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do grupo de trabalho Amazônia Legal.

Segundo o Ministério Público Federal, o acordo amplia os resultados do Programa Municípios Verdes, lançado há dois anos, que reúne um pacote de incentivos aos proprietários rurais e aos municípios que se comprometerem a atuar pela regularização fundiária e ambiental no campo.

Agentes do Ibama apreendem gados em área desmatada ilegalmente no municipio de Redenção, no Pará. Foto:  Nelson Feitosa/Ibama.
Agentes do Ibama apreendem gados em área desmatada ilegalmente no municipio de Redenção, no Pará. Foto: Nelson Feitosa/Ibama.

Esforço antigo

As primeiras iniciativas em rastrear o boi que chegava às prateleiras vieram da exigência do próprio mercado, principalmente o Europeu. Em 2009, o Ministério Público Federal começou a cobrar dos frigoríficos de vários estados que deixassem de comercializar carne oriunda de propriedades envolvidas com desmatamento ilegal.

Em 2010, o pedido chegou aos consumidores através da campanha “Carne Legal”, que pedia para as pessoas não comprarem carne de origem desconhecida.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.