Notícias

Parques nacionais do centro-oeste do Brasil vistos do espaço

Nossa série sobre os parques nacionais brasileiros chega ao centro-oeste. Conheça os Parques Nacionais de Brasília, do Pantanal Matogrossense e das Emas.

Paulo André Vieira ·
25 de fevereiro de 2013 · 9 anos atrás

Nossa parada desta semana em nossa série sobre os parques nacionais brasileiros é a região centro-oeste. São nove os parques nacionais, e entre eles está o único localizado no bioma do Pantanal, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Com uma área de 135 mil hectares, foi criado em 1981 e é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Na região centro-oeste também estão localizados muitos parques nacionais que preservam o cerrado, como os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, da Chapada dos Guimarães e das Emas, cujo principal atrativo disponível para visitação é a observação embarcada de animais silvestres e observação de aves coloniais nos ninhais e dormitórios da Baía do Burro. Aproveite os mapas interativos e não deixe de visitar nossos parques nacionais.

Distrito Federal e Goiás

Parque Nacional de Brasília (saiba mais)

Goiás

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (saiba mais)


Parque Nacional das Emas (saiba mais)

Mato Grosso

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (saiba mais)

Parque Nacional do Juruena (saiba mais)

Parque Nacional dos Campos Amazônicos (saiba mais)

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (saiba mais)

Mato Grosso do Sul

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (saiba mais)

Parque Nacional de Ilha Grande (saiba mais)

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Reportagens
22 de setembro de 2021

Mudança climática deve alterar o funcionamento de comunidades de microrganismos marinhos, aponta estudo

Grupo de pesquisadores de várias partes do mundo concluiu que o plâncton do planeta se organiza em consórcios microbianos, em que uma espécie depende da outra para viver

Reportagens
22 de setembro de 2021

Avança no MMA pedido do Ministério da Economia para afrouxar normas ambientais

Pasta comandada por Guedes busca satisfazer demandas do setor privado. Mudanças dão continuidade ao que Salles tentou fazer em maio de 2020, quando sugeriu “passar a boiada”

Notícias
21 de setembro de 2021

Justiça de Rondônia considera inconstitucional lei que extinguiu 11 UCs no Estado

Decisão é novo capítulo de novela jurídica em torno das UCs de Rondônia. Leis posteriores à norma agora considerada inconstitucional ainda colocam em risco áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. pequenas vitórias não compensam os danos causados deliberadamente por legisladores e executivos que estão determinados em reverter as proteções e ganhos ambientais conseguidos a duras penas, nas últimas décadas.