Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro

Daniele Bragança
terça-feira, 5 fevereiro 2013 20:12
Caça ao Javali-europeu volta a ser permitida. Foto: Spencer Wright/Flickr
Caça ao Javali-europeu volta a ser permitida. Foto: Spencer Wright/Flickr
Após dois e meio de proibição, o Ibama liberou na última sexta-feira a caça aos javalis-europeus (Sus scrofa). A medida, publicada no Diário Oficial da União no dia 01 de fevereiro, autoriza a captura e abate do animal exótico. Uma tentativa de controlar a espécie invasora, que não tem predador natural no país.

O animal originário da Europa. A ausência de predador e, portanto, de controle populacional fez o javali-europeu se transformar em uma praga que ameaça plantações e espécies nativas, como ovos de tartarugas e jacarés, parte do cardápio do animal.

O Javali-europeu tem cerca de 1,3 metro e 80 kg. Além de grande, também é agressivo. Foi essa característica de bicho arredio que o fez se espalhar dos países onde foi introduzido e entrar na lista de Fauna Exótica Invasora.

Segundo o Ibama, o javali-europeu entrou no Brasil pelas fronteiras com a Argentina e Uruguai, de onde escaparam dos criadouros que trouxeram a espécie da Europa ainda no começo do século XX. Não há estimativas oficiais sobre o total da população no Brasil, mas a presença de grupos de javalis foram registrados em pelo menos 10 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Acre. Acredita-se que o número total pode chegar a 300 mil.

A Instrução Normativa Nº 3, de 31 de janeiro de 2013 revoga a norma anterior do próprio Ibama que proibia a caça dos javalis-europeus no país.

Na época, a proibição foi criticada, aqui em ((o))eco, por Maria Tereza Pádua, que chamou a norma de “peça legal que passará à história como uma das mais contraditórias e absurdas jamais escritas sobre o tema”. Afinal, mesmo sabendo que o javali é uma praga que coloca em risco o ecossistema local, sem predador local, o Ibama proibiu por quase 2 anos e meio a sua caça, uma das poucas formas de controle da população.

“O javali compete ferozmente por nichos com caititu e queixadas, espécies nativas do Brasil. Existem dezenas de documentos técnicos que apontam a extraordinária capacidade do javali de exterminar essas e muitas outras espécies competidoras, de interferir em processos da sucessão de regeneração de matas, de causar danos a diversos tipos de cultivos, de depredar ninhos e destruir tocas, de contaminar nascentes difusas em áreas de várzeas, etc. O bicho realmente é endiabrado, mas não é só destruindo culturas e fragmentos de ambientes nativos que prejudica aos nossos ecossistemas e à nossa produção agropecuária, tem-se que frisar ainda que o javali possa ser importante vetor da peste suína clássica e da peste africana”, escreveu Maria Tereza.

Armas de fogo estão liberadas

O Ibama liberou o abate com arma de fogo e armadilhas que mantêm o animal vivo. Uso de substâncias químicas, soltura de animais para rastreamento e outras práticas de manejo só serão permitidas mediante autorização do Ibama. Qualquer produto que afeta animais que não são alvos do controle populacional está vedado.

Todas as pessoas ou empresas que quiserem fazer o controle de javalis deverão estar inscritos no Cadastro Técnico Federal (CTF) de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais do IBAMA.

A caça ao javali-europeu e ao seu miscigenado java-porco (javali miscigenados com o porco doméstico) pode acontecer em qualquer época do ano, sem limites de abate.


Leia Também

33 comentários em “Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro”

  1. quais requisitos preciso para poder caçar javali sem ser molestado pela policia ambiental pois eu acho que eles nao sabem desta portaria porque toda ves que alguem abate um e preso emultado

    Responder
  2. a caçá esta aberta no brasil todo, mas infeliz mete para quem e caçador registrado no exercito esta aguardando uma portaria que vai regulamentar, ou seja só para inglês ver,,, quando libera arma, não libera munição, se tem arma e munição não libera guia, nosso país não e um país serio,

    Responder
  3. se eles não se decidem vai caçando assim mesmo porque liberado já está mesmo eles q de os pulos deles e fação as coisas direito ; também gostaria de saber como faço para me legalizar para caça de javali

    Responder
  4. vc que quer que pare as matanças dos Animals! já pensou em comer bife de bagaço de cana? picanha feita comfarelo de soja? frango a passarinho feita com merda ao sol? ou estes para vc não é um animal que sera abatido indiscriminadamente, com muito sofrimento, ou vc acha que o animal preso nos abatedores não sabe que vão morrer? esperimente abater uma galinha no meio de outras p/ vc ver qua sera areação das mesmas,sera que vc pensou que oque acaba com os animais não é a caça e sima falta de alimento para eles, a falta de mata p/ que eles poça viver, em seus abtate natural, vc já vil um pombo chupando cana,?uma perdiz sobrevivendo ai na rua de sua casa,entre outros, vamos parar de ser ipocritas, vamos eliminar nossas armas, não teremos mais assaltos nem violencia em nossas cidades. quando foi proibido ter armas mesmo?qual foi i indice de criminalidade desde então, a população vive tranquila né.idiotas somos nos agora os prisioneiros, trancados dentro de casa, pois os bandidos sabem que não temos como nos defender. vcs ja virão um bandido assaltar sem armas? então quem ficou desprotegidos fomos nos não é. que lei é essa que ganhamos o direito de armas naquela suposta votação mas que não faleu nada, é por causa de pessoas que pensa dessa forma que o Brasil tá nessa bosta;

    Responder
  5. Covardia! Isso é querer mostrar o infame poder humano. Alienação. Seres humanos presos na camisa de força da ignorância. Não conseguem se quer refletir sobre o que é sofrimento. Tornam-se assassinos com desculpas superficiais, desculpas inválidas, esvaziadas de qualquer dignidade ou compaixão. Pretextos para esbanjarem seus atos perversos em carnificina de inocentes não humanos. IBAMA não me representa! Vergonha do IBAMA!

    Responder
  6. Na minha humilde opiniao acho q so pode capturar no laco e na fisga mas o problema e chega perto de um bicho deste acuado aqui no intr de sp ja,perderam cachorros mestre em cacas javalis muito grande e bandos mesmo
    Amigo acho q vc nao pode abater nen um rato com sua carabina de pressao se pega vc enflagrante ja era vai responder criminal carabinas de pressao e para pratica de tiro a alvo lazer nao abate de bichos passaros etc se quizer cacar faz um CR de cacador compre um rifle 7022 cbc ou 8022 ai sim

    Responder
  7. Sou biólogo conservacionista, e amplamente favorável à caça do Javali, bem como da lebre Europeia. Ambos são exóticos invasores que podem destruir completamente um ecossistema natural. O Ibama também deve realizar estudos para permitir a caça controlada de Capivaras, uma vez que só há dois predadores desse animal, o próprio homem e as Onças, e pelo que tenho visto onde há homens em excesso as Onças não sobrevivem, daí a explosão populacional das Capivaras que ao menos aqui na minha região (Leste do Estado de SP), estão se tornando invasoras, destruidoras de plantações e ecossistemas naturais, bem como potenciais portadoras da terrível febre Maculosa, que é transmitida através dos Carrapatos. Inteligência e sensatez isso é o que devem ter as autoridades do Ibama nesse momento.

    Responder
  8. Existe uma forma de vc abrir a sua fazenda para caça esportiva de javalis? tenho interesse de criar um comunidade de caçadores esportivos de caça a javali e necessito de parceiros que queiram ganhar e no mesmo tempo se livrar desses animais indejados, quanto a autorização pedirei para meus advogados providenciarem.

    Responder
  9. kkkk…Interessante todos esses comentários acima que acabei de ler, porém, apenas alguns retratam assuntos técnicos e de maior aproveitamento. Embora respeitar a opinião alheia me é uma virtude; O biólogo Domingos relata o assunto com grande propriedade. Sou mais um espectador e sensato é, concordar com os elementos legais de controle e manejo da espécie, seja essa ou aquela, invasora ou não. Caucule a população de jacarés em alguns rios de nosso Estado-MS ou do país? Será que ela não tem ameaçada a população de peixes? Amo os animais mas quando a espécie ameaça o ecossistema, por dever, deve ser controlada e ou manejada. Ao presidente dos órgãos competentes, conclamo à que facilitem o acesso as normas, pois assim mais cooperadores no controle surgirão. Brasil acima de tudo.

    Responder
  10. Políticos usurparam o direito do cidadão de cacar um direito milenar , nossos avós se estivessem vivos já tinham colocado aquela mulher aqueles vagabundos pra correr de Brasília . Mas para isso o povo tem que aprender a ter vergonha na cara porque a minoria se fizer algo como cacar oque nossos avós e bisavós faziam com total liberdade.

    Responder
  11. aqui em costa rica temos nossos vizinhos goianos na cidade de chapadao do ceú temos uma populaçao de mais de 2000 javalis queremos saber como cadastrar i sapecar muito javalis no estanho

    Responder
  12. Prezado Reginaldo, faço das suas palavras as minhas, a grande maioria das pessoas são hipócritas, são contra a caça mas comem carne.

    Responder
  13. vejo muita hipocresia gente defendendo a vida a coitado do bichinho enquanto isso gente morrendo de fome para na minha frente na hora da caça que vai ver o que é bom

    Responder
  14. Concordo plenamente! Ainda mais usando cães, como acontece aqui em Minas Gerais! As vezes os cachorros são gravemente feridos e não resistem. Morrendo a cada caçada! IBAMA faça alguma coisa pra proibir a caça usando cães, já que não fazem nada para proibir a caça do javali! Horror!

    Responder
  15. Quem é contra nem sempre se imagina na situação de quem esta enfrentando. ( Já se imaginaram em frente a um porco selvagem desses? e quando tiver mais de 10 deles juntos, já viu o que fazem com um ser vivo que fica perto desses porcos? eles matam e comem, ví um cachorro ser devorado por mais de 20 porcos selvagens, se forem pesquisar a fundo tem pessoas que foram mortas por esses animais).

    Vou deixar uma linha de raciocínio que tenho a algum tempo. Nosso Governo Proíbe Caça, corte de árvores e a Pesca ( no caso da pesca tem uma exigência tão grande quanto todas essas atividades, mas exigir que pescadores artesanais precisam fazer cursos de navegação sem ser gratuito, regulamentações com normas tão absurdas que muitos passam fome. para adquirir licenças passa por mais de 1 ano. imagine viver da pesca?) mas não dá condições para quem vive dessas atividades, ao invés de Proibir… Incentivar, Incentivar Plantio de árvores como apareceu campanha quando empresas poluentes do ar estavam destruindo camada de Ozônio, Incentivar a reprodução de animais silvestres Abrir espaços de debate com as comunidades indígenas (salvo engano se a terminologia estiver alterada) a participarem de projetos de reprodução desses espécimes, incentivar a fiscalizar e orientar locais para caça gerando empregos e recursos. e aos que não toleram as palavras matar, caçar… lembrem-se um vegetariano precisa tirar a vida de vetais, pessoas criam aves, gado e matam para comercializar todos precisam de um processo evolutivo, Se tivessem guardas florestais fiscalizando orientando de a cordo com a população silvestre poderíamos ter um bom ganho de turismo e maior domínio de nossas terras. Gostaria muito que os governantes do Brasil realmente em sua grande maioria focassem mais em suas tarefas fundamentais (ajudar a população e não a si mesmos)

    Responder
  16. ola em sc esta andando bem sobre compras de armas muniçoes, e toda documentaçao
    o que esta ruim de achar é fazendas para poder caçar legal pois ninguem quer deixar.

    Responder
  17. enguanto todo pais serio lida bem com a superpopulação de javali, este bando de bandidos e incompetentes do ibama nao fazem nada de positivo para a sociedade economia e meio ambiente, não justificão nem 1% do salario que recebem.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.