Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Amazônia

Continua a tradição de ((o))eco de ver a Amazônia e os 9 países que ela abarca como um bioma único e não com um pedaço geopolítico de nações separadas. O melhor da Amazônia em 2012.

Redação ((o))eco ·
24 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

2012 foi um ano em que ((o))eco ousou e lançou o InfoAmazônia, um projeto de geolocalização que tem a Internews, a CDKN, Development Seed e a Knight Foundation como parceiros. Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido. O projeto continua a tradição de ((o))eco de compreender a Amazônia e os 9 países que ela abarca como um bioma único e não como fragmentos de nações separadas.

Floresta amazônica do Maranhão reúne rica biodiversidade. No entanto, região sofre com ações predatórias e carência de informações.
Nova plataforma de geolocalização permite mapear reportagens sobre a região e acumular dados de desmatamento, incêndios e mineração.
Filho da Amazônia, líder Suruí conecta-se ao mundo da tecnologia e ganha fama aprovando projeto pioneiro de venda de créditos de carbono.
Pedaços de boto são usados como isca. Piracatinga, peixe chamado de urubu d’água, mudou de nome para atrair consumidores em Manaus.
Indígenas da Amazônia colombiana foram à Rio+20 para defender seu direito de propriedade e afirmar que fazem uso sustentável da floresta.
Passeie pelas margens do Rio Negro sem sair de casa através de fotos em 360 graus disponíveis no Google Maps.
De bicicleta, eles concluíram uma das maiores expedições jornalísticas recentes: um percurso de 1,3 mil km no coração da Amazônia.
Tatiana de Carvalho, do Greenpeace, faleceu neste domingo. Sua vida foi inspiradora, dedicada a causas como o fim do desmatamento amazônico.
((o))eco chega a Sinop, no arco do desmatamento, para acompanhar a operação Soberania Nacional de repressão, do Ibama e Polícia Federal.
A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georeferenciada (RAISG) lançou o mais completo panorama já realizado sobre as ameaças atuais sobre a conservação da maior floresta tropical do planeta.
Embora diferentes, as montanhas andinas e as florestas amazônicas são parte de um mesmo sistema: a água nascida nos cumes percorre quilomêtros e inunda as planícies alimentando as matas mais biodiversas do planeta.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.